Anunciados os vencedores do 15º Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas

Foram anunciados nesta quinta-feira (20/10), em Muriaé, Zona da Mata, os vencedores do 15º Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas


Publicado em: 26/10/2016 às 10:15hs

Anunciados os vencedores do 15º Concurso Regional de Qualidade do Café das Matas de Minas

Ao todo participaram da disputa 406 amostras de 14 municípios. O presidente da Emater-MG, Glenio Martins, compareceu à cerimônia de encerramento do concurso.

Foram premiados seis produtores na categoria Natural Terras Altas (cafés produzidos acima de 900 metros de altitude), seis na categoria Natural Terras Baixas (produzidos abaixo dos 900 metros de altitude), e três produtores na categoria Cereja Descascado.

O produtor Juarez Fernandes Rocha, do município de Divino, ficou em 1º lugar na categoria Natural Terras Baixas. Já o cafeicultora de Carangola, Glória Batista Nunes de Souza, venceu a categoria Natural Terras Altas. Na categoria Cereja Descascado, o campeão foi o produtor Lucas Barros Cassim, do município de Eugenópolis.

De acordo com o coordenador Técnico Regional da Emater-MG, Ricardo Tadeu Galvão Pereira, as amostras foram coletadas, exclusivamente pelos técnicos dos municípios participantes e preparadas para avaliação. Segundo ele, as amostras passaram por provas eliminatórias. Primeiro com análise de umidade e peneira. Depois a avaliação de xícara, para verificar as qualidades da bebida pronta, com classificação quanto ao sabor e aroma.

"O objetivo foi premiar os melhores cafés da região de Muriaé, promovendo ações educativas na busca de qualidade. Hoje a região é vista como responsável pelos melhores grãos do Estado e do país. Isso graças à adoção de novas técnicas de manejo e o conhecimento levado para os produtores a respeito de qualidade", diz Ricardo Tadeu Galvão Pereira.

Fonte: Assessoria de Comunicação - Emater-MG Encerramento concurso café Matas de Minas 1

◄ Leia outras notícias
/* */ --