Arroz

Vitrines Tecnológicas reúnem as últimas novidades para a lavoura arrozeira

Vinte e oito estações de 16 empresas e instituições estarão mostrando seu trabalho na Abertura Oficial da Colheita do Arroz no mês de fevereiro em Cachoeirinha


Publicado em: 23/01/2018 às 09:20hs

Vitrines Tecnológicas reúnem as últimas novidades para a lavoura arrozeira

A 28ª edição da Abertura Oficial da Colheita do Arroz que ocorrerá nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro de 2018 contará com 28 Vitrines Tecnológicas de 16 empresas e instituições que farão parte do Roteiro Técnico do evento. Pela manhã, das 7h às 13h, o produtor poderá conferir as novidades que serão apresentadas pelo Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), Embrapa, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag) e mais 12 empresas do setor de sementes, fertilizantes, irrigação e agroquímicos: Basf, Super N, Ihara, FMC, Dow, Bayer, Syngenta, Mosaic, Delta Plastics, UPL, RiceTec e Pioneer.

No total serão 16 vitrines de arroz, nove vitrines de soja, uma de milho, além dos espaços do Senar sobre licenciamento ambiental e do Sindag com o tema da aviação agrícola. As inscrições são gratuitas e cada estação terá cinco minutos para fazer a sua explanação técnica.

De acordo com o vice-presidente da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz), Alexandre Velho, trata-se de uma oportunidade única para, em um só lugar, o produtor ter acesso às últimas pesquisas das instituições, saber dos lançamentos das empresas e conseguir comparar as tecnologias apresentadas, uma vez que estarão reunidas as instituições de pesquisas e todas as principais empresas que investem em tecnologia para a lavoura arrozeira. Destaca como principal novidade neste ano a nova variedade de arroz: Irga 431. “O evento é organizado pela Federarroz, com o apoio do Irga, pensando na qualificação técnica dos produtores de todas as associações gaúchas de arrozeiros e também de produtores de outros Estados que vêm coletar e trocar informações”, salienta.

Velho afirma ainda que a principal diferença entre as Vitrines Tecnológicas e os dias de campo regionais é a grande quantidade de princípios ativos analisados e também de produtores que participam. "Como são várias empresas que participam do evento, também são muito princípios ativos a serem testados. Com isso, o produtor tem um amplo conjunto de produtos para analisar a sua eficiência”, observa.

A Abertura da Colheita do Arroz de 2018 será realizada novamente na Estação Experimental do Arroz, do Irga, em Cachoeirinha (RS), como ocorreu no ano passado. A programação contará também com feira, palestras e a reunião da Câmara Setorial Nacional do Arroz. Mais detalhes podem ser conferidos no site www.colheitadoarroz.com.br. O evento tem o patrocínio Premium do Irga, Master de Basf, Case, New Holland, John Deere e Massey Ferguson, Ouro de Banco do Brasil e Sicredi, e Prata de Banrisul, Bellenzier Pneus/Pirelli e Badesul.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul (Federarroz)

◄ Leia outras notícias