Pesquisas

VIII CLANA anuncia tema "Nutrição Animal e Produção Sustentável de Alimentos"

Evento vai reunir principais especialistas da produção animal do mundo de 16 a 18 de outubro, em Campinas, SP


Publicado em: 21/09/2018 às 13:00hs

VIII CLANA anuncia tema "Nutrição Animal e Produção Sustentável de Alimentos"

Produzir cada vez mais carne, leite e ovos com menor consumo de ração, mantendo elevados os indicadores de produtividade e menor impacto ambiental é hoje um dos principais desafios da produção animal moderna. E, neste cenário, a nutrição dos animais pode ser um aliado importante do produtor diante desta demanda de produzir de maneira sustentável com rentabilidade. "Nutrição Animal e Produção Sustentável de Alimentos" será o tema de um dos mais importantes eventos da América Latina, o VIII CLANA, o Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal, que vai acontecer de 16 a 18 de outubro, em Campinas, no interior de São Paulo.

Sustentabilidade tem sido uma exigência cada vez maior dos consumidores. A produção animal no Brasil pode ser absolutamente sustentável e os produtores de carnes, leite e ovos estão realmente preocupados com esta questão, defendeu o médico veterinário e presidente do CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Anima), Godofredo Miltenburg. "Os recentes avanços em genética, nutrição, ambiência e saúde animal tem contribuído com a sustentabilidade. Novas tecnologias em vacinas e aditivos, como parede celular de leveduras, ácidos orgânicos, fitogênicos, adsorventes de micotoxinas e micromineraisorgânicos, representam um avanço nesta direção", ressaltou.

O especialista destaca os avanços nos sistemas de avaliação de ingredientes e o sistema de energia líquida, que contribuem com uma melhora na produtividade dos animais e na valorização dos ingredientes. "E estas inovações levaram a uma produção animal mais sustentável", salienta Miltenburg. Para ele, a nutrição é a responsável pela produtividade de todas estas espécies. "Esta evolução da nutrição nos permite reduzir a proteína bruta dos alimentos do rebanho, melhora a saúde dos animais e ainda reduz consumo especialmente de farelo de soja. Com isso, acontece uma melhor digestão de alimentos com a consequente menor produção de excrementos e melhor conversão alimentar".

Realizado pelo CBNA (Colégio Brasileiro de Nutrição Animal) em parceria com a Amena (Asociación Mexicana de Especialistas en Nutrición Animal (AMENA), o encontro deve reunir cerca de 700 participantes vindos de vários países da América Latina, da União Europeia e dos Estados Unidos. O objetivo é promover um debate entre especialistas e produtores, médicos veterinários, zootecnistas e pesquisadores sobre as mais recentes pesquisas e tecnologias em nutrição animal, além de discutir o futuro da produção. Outras informações sobre o VIII CLANA podem ser obtidas através do site do CBNA: www.cbna.com.br ou telefone (19) 3232. 7518.

Fonte: Assessoria de Imprensa Márcia Midori

◄ Leia outras notícias