Soja

Vigor de semente de soja é tema de treinamento na Embrapa

A 14ª edição do Curso de Vigor para Semente de Soja será realizada de 15 a 19 de julho, na sede da Embrapa Soja, em Londrina (PR)


Publicado em: 12/07/2019 às 08:20hs

Vigor de semente de soja é tema de treinamento na Embrapa

O treinamento é dirigido para profissionais das áreas de produção, análise, extensão, ensino e pesquisa em sementes. O curso objetiva apresentar as metodologias atualizadas dos principais testes de vigor que podem ser adotados para a soja em laboratórios de análise de semente.

Para o pesquisador da Embrapa Soja, José de Barros França Neto, coordenador do curso, a utilização de sementes de alto vigor pode proporcionar a obtenção de maiores produtividades em lavouras comerciais. “A Embrapa Soja demonstrou aumentos de até 10% na produtividade, apenas com o uso de sementes de soja de alto vigor”, destaca França Neto.

As aulas teóricas serão ministradas por pesquisadores da Embrapa Soja e também por professores da USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Piracicaba, SP) e da UNESP (Faculdades de Ciências Agrária e Veterinárias, Jaboticabal, SP). De acordo com o coordenador do curso, a proposta pedagógica abrange conceitos sobre vigor em sementes e informações sobre os principais testes de vigor. Nas aulas práticas, são demonstradas as metodologias dos testes de vigor e também para determinação de danos mecânicos. “A utilização desses testes de vigor pelos laboratórios de semente possibilita um refinamento no sistema de controle de qualidade”, explica França Neto. “Isso resulta na produção de semente de qualidade mais elevada, propiciando a colocação no mercado de lotes de semente que apresentem elevados índices de vigor, o que assegurará o estabelecimento da lavoura com plantas vigorosas e com estande ideal”, diz.

Sobre o vigor – França Neto conceitua o vigor de sementes como propriedades das sementes que determinam o seu potencial para uma emergência rápida e uniforme e o desenvolvimento normal da cultura, sob ampla diversidade de condições de ambiente.

França destaca que para se obter elevados índices de produtividade, além de se utilizar sementes de alto vigor, a operação de semeadura tem papel fundamental no processo. “Ao se implantar uma lavoura comercial, é importante que a população de plantas seja a ideal, conforme as recomendações técnicas da pesquisa, e composta por plantas de alto desempenho agronômico, originadas de sementes de alto vigor”, explica.

Informações

Fonte: Embrapa Soja

◄ Leia outras notícias