Saúde Animal

Vetoquinol reúne médicos veterinários em eventos sobre transferência de embriões em bovinos

O Encontro Reproduzindo Resultados, realizado em São Paulo e Minas Gerais, contou com palestra do Phd, médico veterinário e professor Carlos A. C. Fernandes


Publicado em: 16/10/2019 às 14:00hs

Vetoquinol reúne médicos veterinários em eventos sobre transferência de embriões em bovinos

A Vetoquinol Saúde Animal, uma das 10 maiores empresas de saúde animal do mundo, reuniu cerca de 30 veterinários especializados em reprodução de bovinos no Encontro Reproduzindo Resultados, focado em transferência de embriões e realizado em duas cidades: São José do Rio Preto, SP e Belo Horizonte, MG. 

Os eventos contaram com a palestra “Viabilidade técnica e econômica da produção de embriões in vivo com sêmen sexado”, ministrada pelo PhD, médico veterinário e professor Carlos A. C. Fernandes, da Biotran Assessoria e Consultoria Medicina Veterinária.

Durante a apresentação, Fernandes explicou que a superovulação não interfere negativamente na reprodução das futuras doadoras. Segundo o professor, “não existem trabalhos de pesquisas que constatam que a superovulação diminui a eficiência reprodutiva de doadoras”.

Ele também apresentou as vantagens do método in vivo, que incluem a possibilidade de aplicar a biotecnologia em número reduzido de doadoras, não necessitando de uma grande escala, além da logística mais simples e mais versatilidade, pois os embriões nascidos por este processo podem ser congelados com maior facilidade e melhor taxa de prenhez. A produção in vivo de embriões ou TE (Transferência de Embriões) consiste na estimulação hormonal dos ovários (superovulação ou indução de ovulações múltiplas) das fêmeas para indução do desenvolvimento, maturação e dominância de vários folículos simultaneamente.

O evento Reproduzindo Resultados também foi palco para promoção de Folltropin-v, extrato de Folitropina altamente purificado, obtido através de cuidadosa seleção de glândulas pituitárias suínas. O produto é liofilizado para manter sua potência em condições normais de armazenamento.

Folltropin-v é indicado para indução da superovulação em vacas e novilhas aptas à reprodução, objetivando o aumento da produção de embriões por fêmea. “Trata-se de uma importante solução para o aumento do número de crias por vaca/ano, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade da pecuária”, explica o gerente de produtos de animais de produção da Vetoquinol, Lucas Tonelli.

Fonte: STA Press

◄ Leia outras notícias