Soja

Vendas de soja de Mato Grosso perdem ritmo com queda do preço em abril, diz Imea

Até o início de maio, produtores do Estado tinham comercializado 71,84% de sua soja


Publicado em: 15/05/2019 às 11:40hs

Vendas de soja de Mato Grosso perdem ritmo com queda do preço em abril, diz Imea

As vendas de soja do Mato Grosso, principal produtor brasileiro da oleaginosa, ficaram ainda mais lentas no último mês, com agricultores se retraindo em meio a uma queda nos preços do produto em abril, informou nesta segunda-feira o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea).

Até o início de maio, produtores do Estado tinham comercializado 71,84% de sua soja, avanço de cinco pontos percentuais ante abril, mas abaixo dos 79,7% vistos na mesma época do ano passado para a temporada anterior (2017/18).

"Este é o menor avanço registrado desde novembro de 2018, sendo pautado, principalmente, pelo recuo das cotações de soja na bolsa de Chicago e também dos prêmios, que pesaram mais que a valorização do dólar no período", disse o Imea em nota.

Assim como nos meses anteriores, os produtores realizaram vendas para cobrir suas despesas, e também já pensando em liberar espaço nos silos, tendo em vista que a colheita de milho deverá ser iniciada nos próximos dias.

O valor médio mensal da saca comercializada fechou em 62,59 reais em abril, recuo de 2,43% em comparação ao mês anterior.

A situação, contudo, pode ser alterada no caso de a guerra comercial entre EUA e China se intensificar, elevando ainda mais os prêmios para a soja brasileira na comparação com os valores da bolsa de Chicago.

Os prêmios subiram bem nos últimos dias, mas ainda não ao ponto de alterar muito a intenção de venda dos produtores, informou à Reuters o Cepea, da Esalq/USP.

SAFRA NOVA

Já a comercialização da safra 2019/20, a ser plantada somente em setembro avançou 4,15 pontos percentuais ante o mês passado, para 12,35%.

As vendas da nova safra, que começaram de forma antecipada, agora já estão atrás do verificado para a temporada anterior nesta época.

A safra futura foi vendida com preço médio 64,63 reais/saca em abril, baixa de 1,94% ante o mês anterior, segundo o Imea.

Apesar da retração, as vendas de soja da nova safra ainda estão acima da média histórica para o período.

MILHO

Em abril, a comercialização do milho em Mato Grosso para a safra 2018/19 avançou apenas 3,83 pontos percentuais, a um preço médio de 19,91 reais/saca, alcançando 62,29% da produção estimada.

"O aumento mensal das vendas foi o menor desde dezembro de 2018, em reflexo do recuo nas cotações da bolsa de Chicago (jul/19) de 1,02% no último mês, o que acabou por impactar negativamente os preços do cereal mato-grossense e desmotivar novos negócios", disse o Imea.

No entanto, o Imea destacou que, ainda assim, a comercialização da nova safra está adiantada em relação ao mesmo período da safra anterior em 5,07 pontos percentuais.

"Para o mês de maio/19, é importante que o produtor mato-grossense continue atento aos melhores momentos para negociar, visto que os preços do cereal podem ser pressionados com a aproximação da colheita e entrada de oferta em MT, em conjunto com o recente recuo nas cotações do cereal na bolsa de Chicago (jul/19)."

Fonte: Reuters

◄ Leia outras notícias