Capacitação

Tour Técnico 2019 percorre fazendas em quatro estados brasileiros

Viagem anual promovida pela ABS passa pelos principais fornecedores de genética de Mato Grosso, Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul


Publicado em: 20/03/2019 às 12:00hs

Tour Técnico 2019 percorre fazendas em quatro estados brasileiros

A equipe da ABS está na estrada com a 10ª edição do Tour Técnico do Corte. Cerca de 10 representantes da empresa viajam por quatro estados brasileiros para conhecer mais sobre as fazendas mais representativas da genética de rebanhos de corte e da cadeia produtiva da carne. O tour começou dia 10 de março e segue até dia 21.

Os participantes começaram a viagem pelo Paraná, e seguem estrada por Mato Grosso do Sul, Goiás e, em seguida, Mato Grosso. Para o gerente do Departamento Técnico de Corte da ABS e organizador do tour, Cristiano Ribeiro, a viagem, que já comemora a sua décima edição, consolidou-se como uma experiência muito valiosa para os representantes da ABS, já que proporciona a capacitação da equipe técnica e promove o aprofundamento do relacionamento com importantes clientes do setor de corte. "É uma viagem rica em aprendizado e focada no compartilhamento de conhecimentos relevantes para o mercado, para a ABS e para os nossos clientes. É momento do nosso time se atualizar sobre o que tem acontecido porteira adentro, discutir tendências e avaliar o trabalho", afirma.

Roteiro

O roteiro começou na Fazenda Santa Nice, grande fornecedor de genética para ABS, que desenvolve um trabalho muito criterioso focado na avaliação genética. "Participante do programa Geneplus/Embrapa e PMGZ, a Santa Nice busca a produção e seleção de animais funcionais a campo, que atendam às necessidades do pecuarista que maneja seu rebanho em regime de pasto", comenta Eduardo Souza, técnico Corte da ABS, que participa do roteiro.

Souza conta ainda que a Fazenda Santa Nice possui um banco de informações fenotípicas, que é utilizado juntamente com as avaliações Genéticas Genômica (Geneplus e PMGZ) para tomada de decisões em relação aos acasalamentos dirigidos, descarte de animais, identificação de touros reservas e doadoras. Vale destacar que 100% dos animais são Genotipados.

"O criterioso trabalho de seleção é conduzido pelo Zootecnista Luis Amadeu, onde o resultado é a elevada qualidade genética do rebanho Santa Nice", destaca. Na ABS, o rebanho está representado pelos touros Índice da S. Nice, Belgrado da S. Nice, B5823 da S. Nice, B6033 da S. Nice.

O zootecnista Luis Amadeu, do Geneplus, também acompanhou a equipe ABS na visita à Genética Aditiva, no município de Terenos - Mato Grosso do Sul, onde o grupo foi recebido pelo gerente de pecuária Flávio Sandim. "Pudemos acompanhar o investimento no trabalho de eficiência alimentar, que é realizado desde o ano passado, com o sistema Intergado. Essa importante característica vem somar ao trabalho criterioso focado em DEPs, Precocidade e Fertilidade. O progresso genético do rebanho impressiona", comenta o técnico Saulo Tinazo, que integra a comitiva da ABS.

Na Genética Aditiva, os técnicos avaliaram os touros REM Fabulo e REM Figurão, contratados pela ABS no ano passado, e puderam conferir de perto a qualidade de bezerros netos do REM Caldonegro, líder dos principais Sumários de Nelore do país que também integra a bateria da empresa. "Foi uma ótima oportunidade para conhecer alguns lotes de touros jovens, que são candidatos a futuras contratações", completa.

Em seguida, o tour seguiu para o estado de Goiás, onde no município de Inaciolândia, foi visitada a sede do Nelore RG, que, além de fornecedora de genética para a linha de embriões NEO, é casa de touros como Vencius, Consórcio, Épico e Ídolo.

"Pudemos ver muitos filhos e filhas destes reprodutores, progênies evidenciam a qualidade da genética. Também nos foi apresentado um lote de precocinhas. Com certeza, é o melhor plantel mocho da atualidade", afirma Saulo Tinazo, revelando que, durante a visita, foi feita contratação de mais um touro Nelore RG para a bateria ABS, cujos detalhes serão divulgados em breve. Toda a visita foi acompanhada pelos proprietários Ricardo Gouvêia e Ricardo Gouvêia Filho.

Ainda em Goiás, o tour passou pela fazenda Agropontieri, referência no Nelore CEIP, no município de Joviânia. "É a fazenda número 1 do programa Qualitas, com foco na precocidade e fertilidade. Vimos lotes de novilhas precocinhas e, dentro desses lotes, estão progênies de touros da bateria ABS, como o Qualitas Original e o Sherlock. São lotes com índices excelentes, e que mostram a qualidade excepcional da bezerrada. Outro touro do rebanho que foi destaque do ano passado na nossa bateria foi o Qualitas Quick, que promete ótimos resultados também em 2019", diz Saulo.

Os visitantes também tiveram a oportunidade de conferir os touros candidatos a CEIP que vão ser avaliados pelo Qualitas, incluindo alguns animais que já foram reservados para futuras contratações da bateria da ABS. Além disso, o diretor pecuário da fazenda, Guilherme Pontieri, explicou sobre a integração lavoura-pecuária, que é praticada na propriedade, contribuindo para a produtividade do rebanho.

A semana terminou com a visita à Vera Cruz, onde a equipe foi recebida pelo proprietário, Jairo Machado. Estiveram presentes todos os representantes da equipe técnica de Corte: Gustavo Morales, Cristiano Ribeiro, Fausto Santos, Arthur Vieira, Reinaldo Carvalho, Saulo Tinazo e Eduardo Soares, além do representante do setor de embriões da ABS, Douglas Gaitkoski.

"Conferimos um lote de novilhas precocinhas, de 11 a 13 meses de idade, e todas prenhas. A fazenda desenvolve um trabalho focado na precocidade sexual há mais de cinco anos, e conta com várias filhas de touros como o Titan, Vingador, Mutreco, Sherlock, Araguaia e Campeão", conta Eduardo Soares.

Além disso, a equipe teve a oportunidade de ver os touros jovens e precoces da fazenda, e a visita rendeu uma boa novidade - a contratação do touro Tornado, filho do Mutreco, que já é destaque na bateria da ABS.

"O Tornado é o mais recente exemplo da parceria com a fazenda, que teve início em 2011 e já rendeu contratações muito marcantes, como o Cacique, que foi líder de vendas e selo diamante para IATF, o Araguaia, Mutreco, que foi classificado como IATFMax+6, o Tiro Certo e o Euro", avalia Eduardo.

O trabalho da fazenda Vera Cruz é realizado com base nas DEPs, e a propriedade participa de programas como o PMGZ, Geneplus, Qualitas e ANCP, com uma robusta coleta de informações que envolvem avaliações produtivas, reprodutivas e de carcaça. "Os resultados dessa seleção são comprovados pelo exemplar progresso genético do rebanho", conclui.

Esta semana, o Tour do Corte visita a fazenda Brasil, destacada como parceira da ABS no índice ABS XBlack, e as fazendas Agronova, destaque para avaliação genética, e Tulipa, que possui touros na central ABS e também se dedica à criação de Nelore CEIP. Por fim, o Tour Técnico do Corte encerra-se com a visita à fazenda Campo.

Fonte: ABS Pecplan

◄ Leia outras notícias