Agrotóxicos e Defensivos

Tailândia proíbe uso do glifosato

A proibição entra em vigor em 1º de dezembro


Publicado em: 30/10/2019 às 13:00hs

Tailândia proíbe uso do glifosato

O governo tailandês concordou na terça-feira 22/10 em proibir o uso de três produtos químicos agrícolas amplamente considerados perigosos para a saúde humana. Sendo assim, o Comitê Nacional de Substâncias Perigosas do governo votou para colocar os herbicidas paraquat e glifosato e o inseticida clorpirifós na categoria de produtos químicos proibidos, proibindo automaticamente seu uso sob a lei atual.

A proibição entra em vigor em 1º de dezembro. O vice-ministro permanente do Ministério da Indústria, Panuwat Triyangkulsri, disse que o Ministério da Agricultura estabelecerá o que fazer com o estoque remanescente dos produtos químicos, levando em consideração os efeitos sobre os agricultores e vendedores. A proibição, proposta pelo Ministério da Agricultura, encontrou forte oposição de alguns grupos de agricultores e acadêmicos, que argumentaram que os produtos químicos não eram inaceitavelmente perigosos e a proibição de seu uso aumentaria significativamente os custos dos agricultores.

O vice-primeiro-ministro e ministro da Saúde Pública, Anutin Charnvirakul, que assumiu o cargo em julho com a instalação de um novo governo eleito, havia dito no início deste mês que renunciaria se os produtos químicos não fossem proibidos. Prokchol Ousap, coordenador da Thai Pesticide Alert Network, disse que a aprovação da proibição na terça-feira depende do apoio político que reflete o sentimento do público.

Ele disse que o apoio bipartidário ao estudo dos possíveis problemas dos produtos químicos era crucial, além de um exemplo raro de um problema no qual todas as partes poderiam concordar. A rede fez campanha para proibir produtos químicos, publicando estudos que descobriram resíduos de produtos químicos em frutas e legumes vendidos aos consumidores.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias