Outros

Syngenta e Embrapa celebram a evolução de pequenos e médios produtores que integram o projeto Tomatec

No mês em que se comemora o dia do tomate, empresas e instituições parceiras destacam a iniciativa, que além impulsionar práticas sustentáveis, promove a valorização do trabalho o melhor acesso de agricultores à cadeia alimentar


Publicado em: 04/02/2019 às 14:10hs

Syngenta e Embrapa celebram a evolução de pequenos e médios produtores que integram o projeto Tomatec
Foto: Crédito: Carlos Dias

Um dos frutos mais presentes na mesa dos brasileiros também tem dia próprio: em 1º de fevereiro é comemorado o dia do tomate no País. Em sintonia com a data, a Syngenta, líder global na produção de defensivos agrícolas, a Embrapa Solos, e a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro celebram as importantes conquistas do Tomatec, sistema de produção que conduzem em parceria.

Disseminar as melhores práticas agrícolas que pressupõem a utilização racional de insumos e recursos naturais, com foco no alcance de produtividades sustentáveis e, por consequência, da valorização da produção dos tomates por parte da cadeia alimentar. Essas são as premissas que sustentam o Tomatec, composto por técnicas inovadoras desenvolvidas e aperfeiçoadas pela Embrapa Solos (RJ) ao longo de 20 anos de pesquisas.

Por meio da iniciativa, profissionais da área levam a campo cursos de manejo e conservação do solo, envolvem produtores em técnicas para o alcance de maior eficiência no uso da água de irrigação e também no de fertilizantes. Além disso, são disseminados conhecimentos sobre manejo integrado de pragas (MIP), tutoramento vertical das plantas com fitilhoe proteção física dos frutos (ensacamento).

Um grande diferencial desse sistema produtivo em relação às culturas comuns é a busca pela total adequação no que se refere ao nível de resíduos de defensivos agrícolas. Análises em amostras atestam a qualidade dos frutos, classificados como seguros, saudáveis e sustentáveis. O produto é vendido em gôndolas específicas com o selo Tomatec®, e alguns produtores também já estão comercializando seus tomates para a merenda escolar de alguns municípios.

Com o selo, os consumidores identificam nas gôndolas dos supermercados os tomates produzidos por meio do sistema Tomatec. Assim, os produtores rurais conseguem agregar valor à sua produção e acessam uma remuneração justa pela qualidade dos frutos, obtendo lucros, evitando o êxodo rural no campo e elevando a qualidade de vida de suas famílias.

Desde o seu lançamento, o Tomatec promove a capacitação de pequenos e médios produtores, bem como segurança e proteção ao meio ambiente, preceitos que se conectam diretamente com o Plano de Agricultura Sustentável da Syngenta.

*O sistema de tutoramento com fitilhos consiste em conduzir as plantas de tomate até um arame preso horizontalmente através de duas estacas, com altura de 1,80 a 2,00m, que passa sobre as fileiras do fruto. Essa técnica proporciona maior eficiência de fotossíntese e aeração entre as plantas.

Fonte: Syngenta

◄ Leia outras notícias