Mercado Florestal

Suzano investe em tecnologia de monitoramento florestal

A Central de Monitoramento, situada na Unidade de Imperatriz, conta com 39 câmeras instaladas em campo que transmitem imagens em tempo real 24h por dia


Publicado em: 30/03/2020 às 12:40hs

Suzano investe em tecnologia de monitoramento florestal

Como forma de proteger as florestas e de Áreas de Preservação Permanente, a Suzano, referência global na produção de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, investe em tecnologia de ponta para monitorar 24 horas por dia todas as ações de sua base florestal em um raio de 600 quilômetros, nos estados Pará, Maranhão e Tocantins.

A Central de Monitoramento, situada na Unidade de Imperatriz, conta com 39 câmeras instaladas em campo que transmitem imagens em tempo real 24h por dia. Além disso, a central conta ainda com o apoio de 43 repetidoras, possibilitando comunicação “on time” com todo o time operacional em caso de alguma ocorrência.

A equipe é formada por 350 profissionais, entre colaboradores da empresa e terceirizados que fazem parte do “Proflor”, uma área dentro da Suzano dedicada a proteção florestal e visa garantir a qualidade das florestas frente à incidência de incêndios, questões climáticas, controle de pragas e doenças florestais.

Os equipamentos utilizados são capazes de realizar um acompanhamento visual e sonoro de focos de incêndio, desvios fisiológicos – como déficit hídrico e incidência de pragas, além do monitoramento patrimonial. As câmeras possuem uma tecnologia de detecção de fumaça que aumentam a agilidade na detecção de incêndios e na locomoção de uma equipe especializada para mitigar os danos.

Para a supervisora de operações florestais, Camila Teixeira, essa agilidade é uma das maiores vantagens da central de monitoramento. “Temos uma visualização imediata de tudo o que está acontecendo em um raio muito grande e uma comunicação direta via rádio com toda a Unidade de Imperatriz. É como se a floresta estivesse em nossas mãos”, ela garante.

Em apenas dois anos da implantação desta tecnologia na unidade, foi possível reduzir 78% das áreas atingidas por incêndio florestal no período de 2015 a 2019. Esse resultado se mostra importante para uma região que possui uma situação crítica em relação a focos de queimadas.

Além das ações de monitoramento, o Proflor também se dedica promover ações de prevenção nas comunidades, alertando sobre a importância do patrimônio florestal para a saúde ambiental e a qualidade de vida. Essas campanhas e investimentos em tecnologia são realizadas com o objetivo de promover a educação ambiental e desenvolvimento sustentável em toda operação.

Fonte: CELULOSE ONLINE

◄ Leia outras notícias