Outros

Sustentabilidade energética na aviação será foco de Simpósio na Embrapa

O evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das empresas Pensalab e Intecnial


Publicado em: 04/09/2012 às 15:50hs

Sustentabilidade energética na aviação será foco de Simpósio na Embrapa

Com o objetivo de discutir as tecnologias atuais e as necessidades de avanços científicos para tornar mais sustentável o consumo energético no setor de transportes, a Embrapa Agroenergia promove o Simpósio Nacional de Bicombustíveis de Aviação, nos dias 13 (tarde) e 14 de setembro, em Brasília/DF. O evento conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e das empresas Pensalab e Intecnial.

Estimativas apontam que a demanda por viagens aéreas crescerá de 5% a 6% ao ano, o que pode triplicar ou até mesmo quadruplicar o tráfego atual até 2035. O Fórum Econômico Mundial realizado na Suíça este ano aponta que a pegada de carbono do setor subirá de 1,5 Gt para 2,9 Gt de CO2, se nada for feito.

O pesquisador da Embrapa Soja Décio Gazzoni diz que “de todos os setores intensivos em energia, o de mais difícil equacionamento quanto ao perfil de combustíveis a ser utilizados, no médio e mesmo no longo prazo, é o transporte aéreo”. Ele explica que, para o transporte terrestre e o marítimo, há alternativas, mas, na aviação, não há como usar eletricidade em larga escala e a adoção de energia nuclear é impensável. “Não resta à aviação outro caminho, ao menos nas próximas quatro décadas, que não seja ampliar gradativamente o uso de biocombustíveis, para reduzir as suas emissões de gases de efeito estufa”, opina. Para atingir esse objetivo, o pesquisador alerta que será necessário “investir fortemente em pesquisa e desenvolvimento ao longo da cadeia, em especial na produção sustentável de matérias-primas de alta densidade energética e nas rotas de produção de biocombustíveis”.

Gazzoni ministrará uma palestra no Simpósio, no qual apresentará uma visão estratégica sobre os biocombustíveis aéreos no contexto da agroenergia. O evento contará ainda com exposições sobre o tema feitas por representantes de órgãos do governo, empresas do setor aeronáutico e instituições de pesquisa. A programação completa está disponível no site da Embrapa Agroenergia: www.embrapa.br/cnpae. No mesmo endereço é possível obter a ficha de inscrição para o evento. A taxa para participação é de R$ 200,00, com desconto de 50% para estudantes. O Simpósio será realizado no auditório da Embrapa Estudos e Capacitação.

Conferência sobre Biocombustíveis Sustentáveis de Aviação no Brasil

O Simpósio faz parte da Conferência sobre Biocombustíveis Sustentáveis de Aviação no Brasil, que acontece em Brasília, de 11 a 14 de setembro, na Embrapa. Com o objetivo de discutir os aspectos regulatórios e incentivos para o setor, a Conferência é promovida por uma parceria entre Boeing, Embraer, Fapesp e Embrapa.

Além do Simpósio da Embrapa Agroenergia, ela abriga o quinto Workshop do Projeto Roadmap em Biocombustíveis Sustentáveis para a Aviação no Brasil. O projeto é executado por uma parceria entre a Boeing, a Embraer e a Fapesp, com o objetivo de avaliar as alternativas de matérias-primas e tecnologias, bem como identificar as barreiras a superar para a produção dessa energia de fonte renovável no País. Mais informações sobre essa iniciativa de pesquisa estão disponíveis em: www.nipeunicamp.org.br/sabb/index.php.

Fonte: Embrapa Agroenergia

◄ Leia outras notícias