Maquinas e Implementos

Setor de máquinas e implementos cresceu 28% em fevereiro

Faturamento no período chegou a R$ 920 milhões de reais, segundo a Abimaq


Publicado em: 28/03/2013 às 11:30hs

Setor de máquinas e implementos cresceu 28% em fevereiro

O setor de máquinas e implementos agrícolas encerrou o mês de fevereiro com um faturamento de 920 milhões de reais. O valor representa um crescimento de 28,4% em relação a janeiro. Já na comparação com o mesmo mês do ano passado, o aumento das vendas foi de 20,4%. Os dados foram divulgados nesta quarta-feira pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).

No acumulado de 2013, as vendas do setor apresentaram um incremento de 12,9% em relação ao mesmo período do ano passado somando R$ 1,66 bilhões. As máquinas para a agricultura representaram 9,1% das exportações totais da indútria de bens e capital mecânicos no primeiro bimestre. Em fevereiro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, as vendas externas caíram 20%, enquanto as importações caíram 2,2%. No aucmulado do ano, enquanto as exportações registraram queda de 32,4%, as importações subiram 6%.

Segundo o presidente da Abimaq, Luiz Aubert Neto, a aprodução nacional de máquinas vem perdendo mercado para os produtos importados em virtude do câmbio e da competitividade com os mercados asiáticos. "A nossa defesa comercial é extremamente frágil com esse cambio de hoje. Não tem competividade que aguente. Mercado nós temos, mas está sendo suprido por produtos importados." O exemplo é que em 2006 as exportações de máquinas brasileiras representavam 35% do faturamento do setor. Hoje 25% do valor total é de vendas externas. De acordo com Aubert, o preço é o principal fator de competividiade dos produtos.

A China, por exemplo, aumentou sua participação nas importações brasileiras de máquinas de 2,1% em 2004 para 19,7% em 2013. Enquanto os Estados Unidos reduziram de 32,4% para 25% no mesmo período. "O Brasil e o único país do mundo que tributa investimentos", disse o presidente da Abimaq.

Fonte: Globo Rural On-line

◄ Leia outras notícias