Capacitação

"Seminário de Energias Alternativas" debate tendências e perspectivas do setor, no dia 26/11, em Limeira (SP)

Evento, realizado pela AEASP, será na UNIP e abordará desafios e soluções da matriz energética brasileira


Publicado em: 21/11/2019 às 08:00hs

"Seminário de Energias Alternativas" debate tendências e perspectivas do setor, no dia 26/11, em Limeira (SP)

Com o intuito de discutir desafios, novas tendências, soluções e incrementos para a produção energética que supra a cobertura de todo território nacional, será promovido o “Seminário de Energias Alternativas”, realizado pela AEASP – Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo. O evento, que será no dia 26 de novembro, a partir das 7h30, na Universidade Paulista – UNIP, em Limeira (SP), com entrada gratuita, reunirá lideranças do setor, representantes de instituições públicas, privadas e profissionais que atuam no segmento.

De acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), mais de 60% do total da energia consumida no Brasil vem de usinas hidrelétricas e o país possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo. Entretanto, é a sexta mais cara de todo o planeta. Por outro lado, o Brasil tem potencial para explorar outras fontes de produção de energia. Por isso, além de tratar sobre energia hídrica, a programação do “Seminário de Energias Alternativas” vai trazer à tona debates sobre energia eólica, solar, biomassa, questões ambientais e iluminação pública.

A abertura do evento contará com a participação de lideranças do setor e o primeiro painel às 9h tratará de Energia Solar com palestras do presidente da AEAA – Associação dos Engenheiros, Agrônomos e Arquitetos de Americana, Renato Arcanjo de Castro, de representante da UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas e moderação do diretor da Faculdade de Agronegócios de Holambra, Geraldo Eysink.

Na sequência, às 9h50, o painel Energia Eólica contará com a participação do diretor operacional da Eletrovento, Carlos Paschoal Fernandes e Antonioni Rosada, da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Limeira – AEAL, professor da UNIP e Chefe da Divisão de Iluminação Pública da Prefeitura Municipal de Limeira.

O painel Energia Hídrica, moderado pelo chefe da Embrapa Meio Ambiente, Marcelo Augusto Boechat Morandi, será às 10h40 e contará com palestras de Geraldo Lúcio Tiago Filho, do Centro Nacional de Referência em Pequenas Centrais Hidroelétricas e de representantes da empresa Bombas Annauger, os engenheiros Fábio Ré e Vinícius Barbosa.

Para tratar do tema Biomassa, participam do painel às 11h30, o diretor-superintendente da Cocal, Paulo Zanetti e o diretor Agroindustrial da Usina São Martinho, Nelson Sudan Junior, com moderação do deputado estadual, Itamar Borges.

Em seguida, às 12h20, o painel Questões Públicas: Licenças Ambientais e Iluminação será moderado pelo prefeito de Limeira, Mário Botin e contará com a participação da diretora de Controle e Licenciamento Ambiental da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo – Cetesb, Zuleica Lisboa; do engenheiro em eficiência energética da Elektro, Lucas Rafacho; do assessor do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Ronaldo Daher e do superintendente do Setor Público do Banco do Brasil, Elias Almeida da Silva.

O debate final contará com a participação do secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi; do secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Marcos Penido; do presidente da AEASP, João Lammel; do prefeito de Limeira, Mario Botion; do presidente do CREA-SP, Vinícius Marchese Marinelli; do presidente da Câmara de Limeira, Sidney Pascotto; do Coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-CREA-SP), Mamede Abou Dehn Júnior, do Diretor da UNIP, Walter Guedes Filho e do presidente da AEAL, Alexandre Gaib.

O “Seminário de Energias Alternativas” é realizado pela Associação de Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo – AEAESP, com o apoio do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo – CREA-SP, Associação de Engenheiros e Arquitetos de Limeira (AEAL), Universidade Paulista – Unip e Coordenador do Colégio de Entidades Regionais (CDER-CREA-SP).

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo link.

Fonte: Attuale Comunicação

◄ Leia outras notícias