Pragas e Doenças

Santa Catarina promove exercício simulado para contingência de praga em banana

Quarto maior produtor de banana do país, Santa Catarina realiza exercício de contingência contra a doença mais destrutiva para a bananicultura


Publicado em: 20/11/2019 às 09:40hs

Santa Catarina promove exercício simulado para contingência de praga em banana

De 26 a 28 de novembro, a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC) sediará o 2° Exercício Simulado de Emergência Fitossanitária em Santa Catarina. O evento será realizado na cidade de Corupá e terá como tema o Mal do Panamá raça 4 tropical (Foc R4T) na cultura de banana.

O Mal do Panamá raça 4 tropical (Foc R4T), causado pelo fungo Fusarium oxysporum f. sp. Cubense raça 4 tropical, é uma doença que ataca bananais e foi detectada recentemente na Colômbia. Trata-se de uma das doenças mais destrutivas e temidas na cultura. Além da bananeira, o fungo ainda tem como hospedeiros alternativos helicônias e algumas espécies de plantas daninhas.

O fungo é classificado como praga quarentenária ausente no Brasil, por isso a importância da realização de um Exercício Simulado de Emergência Fitossanitária. O gestor do Departamento Estadual de Defesa Sanitária Vegetal (CIDASC), Alexandre Mees, salienta que a detecção da praga no continente sul americano (Colômbia) acende o alerta para a possibilidade de introdução da praga no Brasil. “O exercício simulado é uma forma eficiente de treinar a equipe que atua na defesa sanitária vegetal em Santa Catarina e, também, integrar a comunidade, produtores, profissionais e instituições”, completa.

Simulado

O exercício simulado de emergência fitossanitária será composto por um Seminário que abordará sobre o Mal do Panamá raça 4 tropical, legislação do MAPA e exercício prático. As atividades acontecerão em propriedades produtoras de banana onde os participantes executarão os procedimentos previstos para a contenção da doença. As ações desenvolvidas serão discutidas para posterior elaboração do relatório do Exercício Simulado.

O evento tem como proposta a prática e discussão dos procedimentos operacionais padrão (POPs), elaborados pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Embrapa, a partir da Instrução Normativa 43/2018 do MAPA.

Entre os participantes do exercício simulado estarão profissionais da defesa sanitária vegetal da Cidasc, extensionistas e pesquisadores da Epagri, representantes do MAPA, de Órgãos Estaduais de Defesa Sanitária Vegetal de outros Estados e responsáveis técnicos das associações de bananicultores da região.

Informações podem ser obtidas pelo e-mail: dedev@cidasc.sc.gov.br ou telefone (48) 3665 7300.

Fonte: Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural de SC

◄ Leia outras notícias