Seguro Rural

Sancor Seguros apresenta, na Expodireto, projeto inédito para a contratação de seguro agrícola

Investimento foi de mais de R$3 milhões no Sancor Agro Inteligente


Publicado em: 03/03/2020 às 14:10hs

Sancor Seguros apresenta, na Expodireto, projeto inédito para a contratação de seguro agrícola

O Sancor Agro Inteligente, vai entregar agilidade nos processos de subscrição, emissão, sinistro e vistoria, além de oferecer ao mercado um método mais intuitivo na hora de contratação da apólice. O projeto é inédito no ramo de seguro agrícola brasileiro e contou com um investimento de mais de R$ 3 milhões.

O objetivo do projeto é oferecer mais segurança ao produtor rural, uma vez que para iniciar o processo de contratação a área de subscrição consulta e valida os dados dos segurados e suas propriedades com o auxílio de uma solução que oferece um robusto motor de decisão aliado à flexibilidade de acesso à muitas fontes de informação. “O uso desta solução permite que a companhia possa avaliar melhor o risco da área segurada e também, ajuda o corretor, no momento que preenche as informações na plataforma, a visualizar se o cliente é elegível ou se há alguma restrição na proposta”, explica o superintendente de agronegócios da Sancor Seguros, Roberto Udo.

Outra novidade do projeto é a utilização de um aplicativo para dispositivos móveis que possibilita o monitoramento, do início ao fim, de todo o serviço que ocorre no campo. “A companhia possui mais de 80 empresas prestadoras de serviços de inspeções de risco em todo o Brasil. Com este aplicativo o nosso parceiro vai a campo, preenche os laudos necessários, tira as fotos e o cliente já assina a proposta, tudo feito na hora, sem precisar esperar que o vistoriador retorne a sua base para preencher os papéis”, explica o superintendente.

A seguradora investiu ainda no desenvolvimento de uma solução digital que integra sensoriamento remoto com dados de clima, como forma de acompanhar as tendências das lavouras em conjunto com a meteorologia.

Conforme o meteorologista e consultor, Luiz Lazinski, esses primeiros meses não serão com muita influência dos fenômenos El Niño e La Niña, com isso as chuvas no centro sul do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai continuam com este padrão bem irregular e abaixo da média.

“Quando chove, os volumes numa mesma região são bem diferentes. Para uns chove mais e para outros menos. A chance de ocorrência de veranicos para os próximos meses é grande, e as precipitações devem intercalar períodos curtos com chuva e períodos maiores com pouca ou nenhuma chuva. A tendência é que essa situação de neutralidade deve persistir até meados deste ano, ou seja, até o início do inverno”, explica Lazinski.

Os prognósticos de mais longo prazo já sinalizam com o retorno de uma nova La Nina a partir do segundo semestre. “Com relação as temperaturas, não devemos ter frio no cedo que possa prejudicar a agricultura, as temperaturas se mantêm entre a média e ligeiramente abaixo do normal, nos próximos meses. Por isso o seguro rural é tão importante, nós meteorologistas podemos dar uma previsão, mas quem sabe realmente é o céu”, pondera.

“Quanto mais conhecermos nosso segurado, melhor pode ser a proposta elaborada para atender as suas necessidades, afinal o produtor trabalha em uma indústria a céu aberto, exposto a riscos climáticos, por isto precisamos entregar o melhor produto para a segurança do seu negócio” afirma o superintendente comercial, Rosimário Pacheco.

Para gerenciamento de risco e regulação de sinistro, a companhia contratou um software que atua na área de gestão de processos e automação dos serviços. “Automatizamos o processo. Tudo foi projetado para agilizar a entrega do produto, tanto no que se refere ao trabalho do corretor, quanto a chegada da apólice nas mãos do cliente”, diz Udo, e conclui: “Buscamos constantemente desenvolver processos de melhorias para a experiência de nossos clientes com a Sancor Seguros e nossos parceiros, por isto somos a terceira maior seguradora neste ramo com mais de R$ 200 milhões em indenizações pagas em 2019”.

Como parte do projeto, desde o início de dezembro de 2019 a Companhia abriu um novo canal com atendimento exclusivo para o ramo Agro, o Sancor Agiliza. Os corretores poderão utilizá-lo para solicitações e dúvidas referentes a demandas comerciais, subscrição, financeiro, sinistro e inspeções de modo ágil e rápido. “O Sancor Agiliza é o nosso novo aliado na entrega rápida e eficiente para os nossos parceiros”, finaliza Rosimário Pacheco.

Fonte: AGROPRESS

◄ Leia outras notícias