Pesquisas

Revelado impacto do clima na banana

Estudo foi feito no Reino Unido


Publicado em: 10/09/2019 às 08:20hs

Revelado impacto do clima na banana

Um estudo revelou que as mudanças climáticas podem afetar negativamente o cultivo de banana em alguns dos países produtores e exportadores mais importantes do mundo. As bananas são reconhecidas como a colheita de frutas mais importante, pois fornecem comida, nutrição e renda para milhões de pessoas nas áreas rurais e urbanas de todo o mundo.

Embora muitos relatórios tenham analisado o impacto das mudanças climáticas na produção agrícola, o efeito que o aumento da temperatura e a mudança das chuvas têm em culturas tropicais cruciais, como as bananas, são menos conhecidas. Em um novo estudo, liderado pelo Dr. Dan Bebber, da Universidade de Exeter, no Reino Unido, os cientistas estudaram o impacto recente e futuro das mudanças climáticas nos principais produtores e exportadores de bananas do mundo.

Isso mostra que 27 países, que representam 86% da produção mundial de banana para sobremesa, registram uma produção média em média desde 1961 devido às mudanças climáticas, resultando em condições de crescimento mais favoráveis. No entanto, crucialmente, o relatório também sugere que esses ganhos poderão ser significativamente reduzidos ou desaparecer completamente até 2050 se a mudança climática continuar na velocidade esperada.

Ele sugere que 10 países, incluindo o maior produtor e consumidor de banana do mundo, e o quarto maior produtor, o Brasil, preveem um declínio significativo no rendimento das culturas. O estudo destaca que alguns países, incluindo o Equador (o maior exportador) e Honduras, bem como vários países africanos, podem ver um benefício geral no rendimento das culturas.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias