Turismo Rural

Programa Agente de Turismo Rural contribui para o desenvolvimento do setor em Gonçalves

O programa, que é do Sistema Faemg/Senar Minas, foi desenvolvido em parceria com o Departamento Municipal de Turismo e Cultura de Gonçalves e do Sindicato dos Produtores Rurais de Paraisópolis


Publicado em: 04/04/2019 às 12:40hs

Programa Agente de Turismo Rural contribui para o desenvolvimento do setor em Gonçalves

Impulsionar o turismo rural na região, por meio da união de produtores rurais, gestores, empresários com o apoio de entidades privadas e do setor público. Esse foi o objetivo do Programa de Agente de Turismo Rural, que teve o encerramento na cidade de Gonçalves, sul de Minas Gerais. O programa, que é do Sistema Faemg/Senar Minas, foi desenvolvido em parceria com o Departamento Municipal de Turismo e Cultura de Gonçalves e do Sindicato dos Produtores Rurais de Paraisópolis.

Estavam presentes na cerimônia de enceramento representantes do Circuito de Turismo de Gonçalves, da Emater, do Instituto Federal, prefeitos dos municípios atendidos pelo programa, a mobilizadora do sindicato rural, Silvia Souto Canellas Ferreira, o representante do sindicato rural, Antônio Maurício Rosa, a empresária e diretora de Turismo e Cultura de Gonçalves, Marília Ribeiro de Souza Lima, o gerente regional, Wander Magalhães, a analista da Formação Profissional Rural, Marília Saraiva, empresários, gestores e produtores rurais da região. O evento ocorreu no salão de convenções da Pousada Vida Verde.

Segundo o gerente regional, o Programa Agente do Turismo Rural foi um evento muito esperado pelo público participante e veio atender uma expectativa gerada, a partir da iniciativa dos proprietários de pousadas rurais e hotéis fazendas do município. O desejo deles é proporcionar novas atividades para seus clientes utilizando os recursos naturais disponíveis na região. “Durante o evento, eles perceberam que, além disso, tinham muito a incrementar e a melhorar nas suas atividades; e o Senar Minas veio atender essas expectativas. É muito importante para nós comprovar o quanto foi relevante, para esse público, e o evento com toda certeza vai ser um propulsor de empregos no município, que tem como carro chefe o turismo rural”, diz Wander Magalhães.

O programa, que atendeu cinco municípios do sul de Minas, envolveu produtores rurais, gestores, empresários do setor rural e promotores de eventos. “O grupo foi bem heterogêneo. Durante a apresentação do plano de ação foram apontados vários objetivos que vão contribuir para reestruturar e fortalecer o turismo na região”, explica a instrutora que acompanhou o programa Ana Edwiges Braga Coelho Araújo. Como parte do programa, foram realizadas palestras com temas direcionadas para a ruralidade e o histórico da formação caipira.

Incentivo e oportunidade

Rogério Antônio da Rosa é Secretário de Turismo da cidade de Córrego do Bom Jesus e foi um dos alunos da turma. Ele conta que o objetivo em participar do programa foi para impulsionar os atrativos turísticos da cidade, que são muitos; “por isso quis fazer o curso na área de turismo rural, para aprender mais. Foi muito lindo e proveitoso participar do programa para poder nos deliciarmos com as vivências rurais. O que aprendemos será de fundamental importância para o desenvolvimento do Turismo Rural na região, tenho orgulho dessa gente do meio rural em nosso município. Gente com de brilho nos olhos”, relata.

A mobilizadora do sindicato Silva Ferreira, que também é produtora rural, aproveitou a oportunidade para impulsionar o seu negócio. Ela fabrica produtos da roça como: doces, queijos, quitandas e ainda faz artesanato. Silvia pretende, com os conhecimentos adquiridos, aperfeiçoar como microempresária rural e investir no turismo rural. O desejo é construir chalés para atender o público, que tem crescido a cada dia. “Uma coisa é você mobilizar, outra é buscar conhecimento. Eu consegui aliar as duas coisas. O meio rural é a minha paixão. O meu desejo é aprender cada vez mais e melhorar o a minha vida de produtora, por meio do turismo rural”.

Programa Agente de Turismo Rural

O programa em Gonçalves iniciou em outubro de 2018, com uma turma de 15 participantes. Foram 06 módulos aplicados que tratam de: identificação do turismo como oportunidade de negócio no meio rural, medidas de segurança, planejamento, organização de roteiros turísticos, preparo da estrutura de serviços (hospedagem/alimentação), promover o turismo conforme a demanda da realidade local e visitas técnicas em trilhas. São seis meses de treinamento e acompanhamento, um total de 224 horas/aula.

O objetivo do programa é fortalecer o turismo no meio rural, capacitando e preparando profissionais, principalmente produtores com potencialidade, para que possam ter uma visão de negócio turístico, por meio da qualificação para ações integradas de turismo.

Turismo regional

A cidade de Gonçalves fica na Serra da Mantiqueira e já é conhecida pelos atrativos turísticos. Para quem gosta de paz e tranquilidade, o lugar oferece as mais belas cachoeiras com águas cristalinas, comida mineira tradicional, hospitalidade, tradições culturais que são mantidas e um setor hoteleiro com chalés e pousadas. A pequena cidade de pouco mais de 4200 habitantes é conhecida popularmente como a Pérola da Mantiqueira.

Córrego do Bom Jesus, cidade vizinha, oferece também muitos atrativos turísticos como cachoeiras, caminhadas, cavalgadas, esportes como mountain bike, vôo livre de parapente, entre outras atrações. A comida é típica mineira, feita no fogão a lenha. O turista que visitar a cidade terá ainda um contato com a tranquilidade do lugar, que é rodeado de uma rica fauna e flora, que são encontrados nas matas e serras da cidade.

Para quem gosta de apreciar uma cerveja artesanal, não pode deixar de conhecer a cidade de São Bento do Sapucaí. O município fica entre os estados de São Paulo e Minas Gerais. O lugar é conhecido também pela fauna, flora e atrativos culturais. Além da Família Zé Pereira (famosos bonecões centenários que saem pelas ruas para brincar com as famílias), tem ainda museus, artesanato sambentista, gastronomia peculiar e arquitetura que carrega casarões que contam a história da cidade.