Aquicultura e Pesca

Primeiro Rali Mundial de Pesca na Amazônia acontece em junho

Entusiastas de diferentes países se encontram para competir pelo título de pescador mestre da Amazônia, enfrentando os maiores peixes de água doce do planeta


Publicado em: 24/04/2019 às 13:20hs

Primeiro Rali Mundial de Pesca na Amazônia acontece em junho

A bacia amazônica conta com a maior diversidade de peixes de água doce do mundo, com cerca de três mil espécies diferentes. Essa variedade transforma a bacia em uma das áreas mais atrativas do planeta para os amantes da pesca.

Para propor um desafio para esse público, será promovido entre os dias 20 e 27 de junho, o 1º Torneio Internacional de Pesca Esportiva – GAWFR, um evento social, cultural e ecológico que vai reunir pescadores do Brasil, do Japão, da China, e de outras nações para uma disputa baseada na pesca de seis espécies – Aruana, Dorada, Pirarara e Tucunare, além do Pirarucu e Piraíba, considerados os maiores peixes de água doce do mundo. O vencedor receberá o título de pescador mestre da Amazônia.

O objetivo do torneio é estimular a prática da pesca consciente, o convívio com a natureza, a reprodução e repovoamento das espécies nos rios, inibindo e restringindo a pesca predatória. “Também pretendemos estabelecer uma nova perspectiva para pesca, como um entretenimento esportivo, que precisa de um maior desenvolvimento no Brasil”, acrescenta Chihiro Yamamoto, um dos organizadores do torneio.

Segundo ele, o 1º Torneio Internacional de Pesca Esportiva vai promover também a preservação ambiental da Amazônia. “A diversidade ecológica da região possui um enorme valor para o mundo, portanto temos que reforçar sua importância e trabalhar para protegê-la. Um dos nossos objetivos é ressaltar que é possível conciliar as necessidades das pessoas com a preservação ambiental”, afirma.

O lado social também está presente na competição. Além da “Pescaria Feminina”, o projeto 100 Pequenos Jornalistas vai promover a inclusão digital de crianças e jovens do distrito de Luiz Alves, em Goiás, que poderão filmar a competição e ter acesso às informações via Internet. Eles receberão smartphones da associação GAWFR, que fornecerá treinamento para uso básico e como trabalhar como jornalista, pretendendo trazer uma melhoria de vida para essas crianças e jovens e também conscientizá-los na preservação e conservação ao meio ambiente. Os 100 jornalistas competirão pela qualidade de suas obras de arte, que serão avaliadas e selecionadas pelo Comitê de Avaliação, organizado pela associação.

O 1º Torneio Internacional de Pesca Esportiva foi idealizado pelo japonês Keisuke Onoda, que mora há mais de 23 anos no Brasil e teve inspiração do Paris Dakar para idealizar esse projeto, uma espécie de aliança entre Goiás & Tokyo, que pretende conectar os competidores com os moradores locais, usando equipamentos modernos, técnicas sustentáveis, podendo abrir portas para comércio exterior e oportunidades de turismo na região.

Mais informações:

  • 1º Torneio Internacional de Pesca Esportiva – GAWFR
  • Data: 20 a 27 de junho de 2019
  • Local: Municípios de Luiz Alves, Goiânia
  • https://rally.fish/pt-br/

Fonte: Mecânica Comunicação

◄ Leia outras notícias