Outros

Polinizadores aumentam 43% a produção de sementes em girassol

O trabalho tem objetivo de observar o recolhimento de pólen e néctar das flores de girassol


Publicado em: 04/06/2018 às 13:20hs

Polinizadores aumentam 43% a produção de sementes em girassol

Um estudo realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná apontou que o rendimento das sementes de girassol que foram visitadas por abelhas africanas foi 43% maior do que as plantas que não foram polinizadas. A análise foi feita na cidade de Marechal Cândido Rondon, no Paraná, em uma área de 672 m².

O trabalho teve objetivo de observar o recolhimento de pólen e néctar das flores de girassol e poder estimar o seu papel no rendimento das sementes. De acordo com o estudo, a polinização já era um fator fundamental para a apicultura e agora se mostrou importante também para aumentar a produtividade de outras culturas que dependem diretamente das abelhas.

"O padrão de forrageamento de abelhas em flores de girassol é uma questão chave em estudos de polinização. Portanto, a introdução de abelhas africanizadas em culturas agrícolas, especialmente no cultivo de girassol, é uma alternativa para aumentar a produção de sementes, principalmente em áreas agrícolas onde os polinizadores naturais são escassos.", diz o relatório.

Essa escassez de polinizadores naturais é um dos problemas que a agricultura enfrenta na atualidade. Pensando nisso, várias empresas vêm lançando no mercado alguns produtos que buscam atrair esses insetos para áreas específicas, como é o caso do APIS BLOOM, da Isca Tecnologias.

"APIS BLOOM é um semioquímico que atua nas abelhas para que busquem forragear flores perto de onde o produto foi aplicado, evitando a dispersão para locais vizinhos aos pomares, melhorando a distribuição dos insetos dentro da área aplicada e aumentando a qualidade da polinização", descreve o desenvolvedor.

Com esse produto, a Isca Tecnologias pretende inserir de vez a cultura de polinização entre os produtores rurais. O APIS não é nocivo a população apícola porque não usa atrativos alimentares, pelo contrário, exala um cheiro característico fazendo com que as abelhas "pensem" que existem flores mais atrativas onde o produto foi aplicado.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias