Pastagens

Pecuarista do Nordeste confirma potencial produtivo e maior resistência da Braquiária híbrida cv. Mulato II a períodos de estresse hídrico

A Fazenda Caruaru, localizada na cidade de São Gonçalo do Amarante, no estado do Rio Grande do Norte, tem como negócio a pecuária de corte, no sistema de ciclo completo


Publicado em: 12/03/2019 às 12:40hs

Pecuarista do Nordeste confirma potencial produtivo e maior resistência da Braquiária híbrida cv. Mulato II a períodos de estresse hídrico

Ao todo, a propriedade possui 1.100 hectares e, desses, 700 são destinados para a pastagem de 700 animais.

Há seis anos a Fazenda utiliza a Braquiária híbrida cv. Mulato II, pioneira no mercado brasileiro. A forrageira é comercializada com exclusividade pela Barenbrug do Brasil, e traz aumentos de produtividade comprovados para sistemas de produção animal.

Segundo Marcio Oliveira, gestor da Fazenda, a forrageira é utilizada para a renovação do pasto e a cada ano, devido aos diversos benefícios, aumenta-se o espaço dedicado para o Mulato II; atualmente, são 300 hectares formados com o híbrido. “Fazemos a renovação da pastagem para podermos intensificar a lotação da fazenda, com mais unidades animais por hectare. E, para isso, continuamos investindo anualmente no Mulato II”, explica.

Seus principais benefícios são a alta capacidade de rebrote, excelente aceitabilidade pelo gado e a resistência a veranicos prolongados, situação que o Nordeste vem enfrentando há anos.

“A gente percebeu que o Mulato II é uma forrageira mais resistente a épocas de estresse hídrico. E isso para o pecuarista da nossa região é um importante diferencial, pois a média anual de chuva tem sido em torno de 700 a 800 milímetros no ano, quando deveria ser de 1.200 mm/ano”, ressalta. Oliveira também destacou os bons resultados de controle do híbrido em relação a pragas, especialmente em relação à incidência de lagarta.

No solo da Fazenda, os cuidados com a correção antes de iniciar o plantio seguiram as indicações sugeridas pela análise de solo. Na área da braquiária, foi realizada a calagem com calcário e a adubação fosfatada.

A semente é comercializada incrustada, com pureza mínima de 95% e com o novo tratamento que recebe a marca Yellow Jacket®. Além de fungicida, Yellow Jacket® inclui inseticidas de amplo espectro, nutrientes e bioestimulantes que proporcionam maior proteção e velocidade de estabelecimento das plantas no pasto.

Fonte: Barenbrug Brasil

◄ Leia outras notícias