Análise de Mercado

Ovo x Milho: melhora considerável no poder de compra do avicultor

Já o Produtor de milho, por sua vez, viu seu produto sofrer desvalorização mensal e anual: de 2,4% no mês e de quase 13% em doze meses


Publicado em: 04/09/2019 às 13:50hs

Ovo x Milho: melhora considerável no poder de compra do avicultor

Em agosto o preço médio dos ovos brancos na granja (interior paulista, caixa com 30 dúzias) obteve ganho mensal de 8,7%. Em doze meses o índice positivo superou 22%. Já o Produtor de milho, por sua vez, viu seu produto sofrer desvalorização mensal e anual: de 2,4% no mês e de quase 13% em doze meses.

Assim, em agosto, houve boa recuperação no poder de compra do avicultor que precisou de 9,6 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima, relação muito próxima da alcançada em abril último, a melhor do corrente ano. Em relação ao mês anterior, houve melhora de 11,3% no poder de compra do avicultor, enquanto em doze meses houve excelente melhora de 40%.

Na comparação com a média histórica de agosto do último novênio houve ganho de 5,4% no poder de compra do avicultor já que na média do período foram necessários 10,1 caixas de ovos para adquirir a tonelada da matéria-prima.

Por ora, os preços médios alcançados por ambos os produtos nos primeiros dias de setembro apontam leve piora no poder de compra do avicultor. Mesmo assim, a relação ainda é mais favorável que as alcançadas no ano passado e na média histórica.

Fonte: AviSite

◄ Leia outras notícias