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Obra da bacia de evolução dos Portos de Itajaí e Navegantes termina sem atingir tamanho esperado

Por isso, só no Porto de Navegantes, 20 navios tiveram que ser redirecionados neste ano, com um prejuízo de cerca de R$ 24 milhões para a economia local.

A expectativa era receber navios com 336 metros de largura, como os ocorre nos maiores portos do país. Desde julho de 2016 os portos esperavam a conclusão das obras, que foram concluídas quase 3 anos depois.

O contrato daquela época previa um volume de material a ser retirado do fundo do rio na obra. Quando esse volume foi atingido, a empresa considerou os trabalhos encerrados. No entanto, a quantidade de detritos aumentou ao longo dos anos e prejudicou o tamanho final da bacia.

Para o governo do estado, não há nenhuma irregularidade no contrato e na entrega.

Investimento e prejuízo

O governo do estado investiu R$ 125 milhões na obra. Cálculos preliminares apontam que devem ser investidos mais R$ 50 milhões para a expansão no tamanho necessário, sob responsabilidade do Porto de Itajaí.

O diretor-superintendente da Portonave, Osmari Castilho Ribas, calcula que cada a contêiner movimenta cerca de R$ 1,2 mil na economia da região, por isso os R$ 24 milhões de prejuízo com os 20 navios.

"É uma linha que nós temos atualmente de Ásia ela traz o convencional bastante importação, importante pra nossa região, e nós temos perdido essas atracações pela nossa ausência de área de manobra", diz Ribas.

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Data de Publicação: 16/05/2019 às 16:40hs
Fonte: G1
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