Milho e Sorgo

Novo milho tem melhor desempenho no frio

Nova variedade pode antecipar o plantio


Publicado em: 05/02/2020 às 12:40hs

Novo milho tem melhor desempenho no frio

Um grupo de pesquisadores liderado por David Stern, presidente do Instituto Boyce Thompson, nos Estados Unidos, desenvolveu um novo tipo de milho que se recupera muito mais rapidamente após um período frio. Stern também é professor adjunto de biologia vegetal na Faculdade de Agricultura e Ciências da Vida da Universidade de Cornell, também nos EUA.

"No campo, o estresse no frio acontece com mais frequência na primavera, quando as temperaturas frias se combinam com a forte luz solar, causando o alvejamento das plantas", disse Stern. "Portanto, um milho mais tolerante ao resfriamento pode ajudar os agricultores a plantar no início do ano com a confiança de que sua colheita sobreviverá a um período frio e se recuperará rapidamente assim que o tempo esquentar novamente", completou.

Este trabalho foi desenvolvido com base em pesquisa publicada em 2018, que mostrou níveis crescentes de uma enzima chamada Rubisco levaram a plantas maiores e de maturação mais rápida. Rubisco é essencial para as plantas transformarem dióxido de carbono atmosférico em açúcar, e seus níveis nas folhas de milho diminuem drasticamente no tempo frio.

No estudo mais recente, Stern e colegas cultivaram plantas de milho por três semanas a 25 ° C, baixaram a temperatura para 14 ° C por duas semanas e depois aumentaram de volta para 25 ° C. "O milho com mais Rubisco teve um desempenho melhor que o normal antes, durante e após o resfriamento", disse Coralie Salesse-Smith, primeira autora do artigo.

De fato, comparado ao milho comum, o milho produzido teve maiores taxas de fotossíntese ao longo do experimento e se recuperou mais rapidamente do estresse de resfriamento, com menos danos às moléculas que realizam as reações dependentes da luz da fotossíntese.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias