Adubos e Fertilizantes

Na AgroBrasília 2019, Bayer expõe pela primeira vez portfólio integrado para o manejo no campo em um mesmo espaço

De acordo com o Consultor de Desenvolvimento de Mercado da Bayer, Elder Diniz, o agricultor da região busca alta tecnologia para alavancar sua produtividade, já que, em sua maioria, são produtores de sementes


Publicado em: 17/05/2019 às 13:00hs

Na AgroBrasília 2019, Bayer expõe pela primeira vez portfólio integrado para o manejo no campo em um mesmo espaço

• Fox® Xpro e Climate FieldView™ proporcionam experiências para os visitantes

• Plataforma INTACTA 2 XTEND® ampliará a proteção da lavoura contra lagartas e plantas daninhas e ajudará a aumentar a produtividade do agricultor.
• Lançamentos para a safrinha são destaques no portfólio de milho

De acordo com dados da Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF), responsável pela organização da AgroBrasília, cerca de 115 mil pessoas deverão visitar este que é o evento mais importante, em nível mundial, se tratando de tecnologia para agricultura tropical. Frente a isso, a Bayer participa de 14 a 18 de maio desta exposição, conhecida como a Feira Internacional dos Cerrados, para apoiar o produtor do Planalto Central no planejamento da próxima safra, apresentando todo seu portfólio integrado de sementes e biotecnologias, proteção de cultivos e serviços, além de ferramentas digitais.

De acordo com o Consultor de Desenvolvimento de Mercado da Bayer, Elder Diniz, o agricultor da região busca alta tecnologia para alavancar sua produtividade, já que, em sua maioria, são produtores de sementes. "São, em sua maioria, médios e grandes empresários que buscam fechar negócios na feira que apoiem a tomada de decisão para a próxima safra".

O Distrito Federal tem apresentado altos índices de produtividade de grãos por área plantada. Prova disso são as lavouras de soja, que no ciclo 2018/2019, devem render uma produtividade média acima de 3.300 kg/ha e atingir área cultivada de 80 mil hectares, segundo a consultoria Safras & Mercado.

A AgroBrasília fica em uma localização estratégica, bem no centro da região onde são cultivados mais de 500 mil hectares, abrangendo o Distrito Federal e parte dos estados de Goiás, Minas Gerais e Bahia. Apenas na edição de 2018, mais de R$1 bilhão foram gerados em negócios durante a feira.

Para vencer os desafios da agricultura moderna, produtores precisam ter acesso ao máximo de soluções e informações possíveis que os ajudem a lidar com questões climáticas, controle de doenças e, assim, tomar as melhores decisões de manejo. "Desde que nosso portfólio está integrado, esta é a primeira vez que teremos todas as soluções da Bayer (crop e seeds) em um mesmo espaço, facilitando o trânsito de informações e troca com os produtores", pontua Elder Diniz.

Durante as atividades da feira, a Bayer apresentará de maneira diferenciada toda a inovação agregada ao fungicida Fox® Xpro para o tratamento de doenças da soja, por meio de uma experiência 360º, em áudio e vídeo, em um domo com projeções imersivas, em que o visitante conhecerá mais sobre como a tecnologia para o desenvolvimento do produto e o novo ingrediente ativo bixafen atuam em prol da sustentabilidade da lavoura.

No estande da empresa, os visitantes da feira poderão conhecer os benefícios da nova tecnologia para soja da Bayer, a Plataforma INTACTA 2 XTEND®, terceira geração de soja transgênica desenvolvida pela empresa. Para isso, a companhia preparou um circuito interativo dentro de um caminhão equipado com uma sala semelhant e à de um cinema 4D, cheia de efeitos visuais e sensoriais. Ao fim da apresentação, os produtores verão a nova soja, que estará plantada em uma área experimental pela primeira vez na AgroBrasília. Assim, o sojicultor poderá ver com mais clareza os benefícios que a plataforma INTACTA 2 XTEND® levará aos campos.

"Quem visitar a feira e for ao estande da Bayer saberá mais sobre o conceito de plataforma dessa nova biotecnologia. Os produtores também poderão esclarecer suas dúvidas, saber como ela impactará seu dia a dia e, claro, como ela ajudará a aumentar seu potencial de produtividade", explica o líder de lançamento da Plataforma INTACTA 2 XTEND®, Fábio Passos.

Com lançamento comercial previsto para 2021, a plataforma proporcionará maior proteção contra as principais lagartas da cultura da soja, além de auxiliar num controle mais amplo de plantas daninhas, especialmente as de folhas largas. Para isso, além do herbicida glifosato, a soja também será tolerante ao dicamba, permitindo sua aplicação desde o pré-plantio até a pós-emergência da cultura. E para garantir que a terceira geração de soja com tecnologia INTACTA 2 XTEND® se adapte às particularidades de clima e solo do Brasil e aumente sua performance, a Bayer utilizou novos métodos em seus programas de melhoramento espalhados por diferentes regiões do país.

Também no estande da Bayer, a Climate, braço de agricultura digital da empresa, apresentará os benefícios da plataforma Climate FieldView™, que coleta e processa automaticamente dados de campo de forma simples e integrada, gerando mapas e relatórios em tempo real – tudo acessível por celular, tablet ou computador. Lançada no Brasil em maio de 2017, ela integra informações de solo, plantio, monitoramento, pulverização e colheita em um só lugar e permite que o produtor gerencie suas operações com mais eficiência e maximize seu potencial de produtividade.

Para que o produtor veja como ela funciona na prática, a Climate preparou uma estrutura de projeção mapeada, que por meio de uma maquete em 3D de uma fazenda, mostra casos reais de uso. Outra forma de contato com a ferramenta será em um totem, que representa um tablet em tamanho ampliado, com mapas e casos de uso do Climate FieldView™ em diferentes momentos da safra - plantio, pulverização e colheita.

Segundo o líder da Climate para a América do Sul, Mateus Barros, a Climate FieldView™ chegou ao Brasil para ajudar os agricultores a visualizar e analisar as informações que são geradas nas operações agrícolas e depois tomar decisões operacionais essenciais durante a safra. "O agricultor toma diversas decisões durante a safra que podem impactar seu resultado ao fim do ciclo. Com a plataforma Climate FieldView™, nós o ajudamos a tomar essas decisões e a corrigir problemas que podem afetar um ano inteiro de planejamento", afirma Barros.

O produtor da capital federal enfrenta diversos desafios durante a safra, como a estiagem que atinge a região e pode afetar seus resultados. Desta forma, ele precisa estar sempre preparado e contar com ferramentas que o ajudem a vencer esses percalços duante todo o ciclo.

OUTRAS TECNOLOGIAS QUE O PRODUTOR PODERÁ ENCONTRAR NA AGROBRASÍLIA:

APLICATIVO DE BOAS PRÁTICAS AGRÍCOLAS

Fomentar boas práticas no campo vai além dos cuidados com a lavoura. É preciso também dedicar atenção especial à capacitação de trabalhadores rurais, que são responsáveis pelo plantio, aplicação de defensivos agrícolas e manejo da lavoura. A segurança no campo é fundamental para a sustentabilidade do agronegócio. Tendo em vista esse compromisso e a crescente digitalização das lavouras, a Bayer lança na AgroBrasília o aplicativo Bayer Xperience, é inédito sobre boas práticas agrícolas – didático, explicativo, inclusivo e interativo em realidade virtual e aumentada direcionado ao trabalho agrícola.

Adriana Ricci, gerente de Stewardship da Bayer, explica que a empresa precisa levar treinamento de modo rápido, inovador e acessível para o campo, mas que às vezes é difícil estar presente em todos os momentos do produtor na lavoura. "Trazermos algo digital, um modo ágil e eficaz de transmitir a mensagem de boas práticas. Ao ler uma informação na bula, pode haver um entendimento errado, mas com vídeos e linguagem prática, a assimilação e interpretação podem ser mais assertivas".

O interessante neste sistema operacional, disponível para dispositivos com iOS e Android, é a capilaridade que ele possui de difundir as boas práticas do campo. Por meio da realidade aumentada, por exemplo, é possível acessar vídeos explicativos sobre a bula de defensivos da B ayer, pois seu real entendimento é extremamente importante para conseguir o melhor e mais seguro uso da solução. Outro ponto positivo do aplicativo são as capacitações disponíveis em realidade virtual sobre tecnologia de aplicação e regulagem de máquinas e uso de EPIs.

SEMENTES E TECNOLOGIAS

SOJA
INTACTA RR2 PRO®

A tecnologia para soja INTACTA RR2 PRO® foi desenvolvida pela Bayer após 11 anos de estudos e pesquisas no Brasil e se consolidou por oferecer diversos benefícios ao agricultor, como alto potencial produtivo e proteção contra as principais lagartas que atacam a cultura da soja no País (lagarta da soja, lagarta falsa medideira, lagarta da maçã, broca de axilas, entre outras), além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

Desde que foi lançada no Brasil, na safra 2013/14, o número de produtores que aderiram à tecnologia saltou de 55 mil para mais de 170 mil no ciclo 2016/17. Atualmente, ela está disponível em mais de 250 variedades de soja, adaptadas às diferentes regiões do Brasil e oferecidas por diversas empresas.

Segundo o líder de Negócios de Soja da Bayer para o Brasil, Vinícius Faião, o crescimento da adoção da tecnologia reflete os benefícios que ela tem levado aos campos brasileiros. "A chegada da soja com tecnologia INTACTA RR2 PRO® foi um marco para o setor, principalmente quando pensamos em produtividade e proteção da lavoura. Porém, quando falamos em biotecnologia, não podemos esquecer da importância do uso de sementes certificadas, que garantem origem, genética apurada e oferecem mais segurança ao agricultor", explica Faião.

Os sojicultores que utilizam a marca contam com um canal exclusivo de atendimento online, o DISQUE INTACTA (www.disqueintacta.com.br). O acesso ao portal é feito com login e senha e os usuários têm visibilidade de tudo o que precisam em um só lugar, como, volume de entrega disponível, transferências e acompanhamento de todas as requisições abertas por eles, entre elas, armazenamento de grãos na propriedade e volume de isenção adicional.

MONSOY

Com mais de 20 anos de história, a marca de sementes de soja da Bayer se tornou referência devido ao seu foco em inovação. Na safra 2017/2018, a Monsoy comemorou o terceiro ano na liderança da preferência dos sojicultores, com 29% de participação de mercado, segundo pesquisa realizada pela consultoria Kleffmann Group.

Os produtores do Cerrado que estiverem na AgroBrasília 2019 poderão saber mais sobre as variedades para a região que a Monsoy levará à feira, todas com a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

A M5917 IPRO se destaca por sua precocidade para áreas irrigadas e excelente arquitetura de plantas e foliar. A M6210 IPRO é uma excelente variedade para o produtor do Cerrado que planta o milho safrinha devido à sua alta precocidade, que favorece o plantio da segunda safra, principalmente nas áreas irrigadas e de alta fertilidade, onde as produtividades são destaque para este ciclo.

M6410 IPRO é outra boa opção que propicia o plantio da safrinha no Cerrado devido à sua precocidade. Essa variedade tem boa arquitetura de planta, ampla janela de semeadura e alta performance em diferentes ambientes de produção. A M7110 IPRO possibilita uma semeadura antecipada e um excelente ciclo para safrinha de milho ou algodão, além de ter ampla adaptação geográfica.

A M7198 IPRO, de ciclo precoce, é reconhecida por sua múltipla resistência a nematoides de cisto e galha. Além disso, a variedade apresenta excelente sanidade foliar. A Monsoy também levará à AgroBrasília a M7739 IPRO, com ciclo médio para MG, GO e DF, que se destaca pelo potencial produtivo aliado à proteção contra nematoides de cisto. A variedade possibilita a semeadura antecipada e apresenta excelente desenvolvimento raicular e alta estabilidade em diferentes ambientes de produção e condições climáticas adversas.

Completando o portfólio da marca estão as variedades de ciclo tardio para MG, GO e DF M8349 IPRO e M8372 IPRO. Ambas têm elevado potencial produtivo e excelente arquitetura de plantas, além de ampla adaptação geográfica. A M8372 IPRO se destaca pela resistência à nematoide de cisto e avantajado sistema radicular, além de ser uma variedade com muita estabilidade.

AGROESTE

No mercado há mais de 45 anos, a Agroeste está presente em todo o Brasil e se consolidou por oferecer um amplo portfólio de sementes de milho, soja e sorgo para os principais sistemas de produção do país. Durante a AgroBrasília 2019, os visitantes poderão conversar com uma equipe de especialistas para tirar dúvidas e saber mais sobre os produtos da marca.

Em seu portfólio de soja, a Agroeste levará à feira três destaques de ciclo superprece, excelentes opções para o produtor do Cerrado que planta safrinha de milho, sorgo e algodão. Todas as variedades contêm a tecnologia INTACTA RR2 PRO®, que protege a planta contra o ataque das principais lagartas da cultura da soja, além de ser tolerante ao herbicida glifosato.

A AS 3610 IPRO tem alto potencial produtivo, ótima sanidade foliar e possibilita o plantio antecipado, um diferencial para o produtor que planta a segunda safra. Já a AS 3680 IPRO se destaca pelo engalhamento e pela ampla adaptabilidade e arquitetura de planta. Completando o portfólio da marca está a AS 3730 IPRO, variedade com elevado potencial produtivo, amplitude de plantio e ampla adaptação geográfica.

MILHO
VT PRO3®

A tecnologia de semente de milho VT PRO3® está no mercado para auxiliar na preservação da produtividade da lavoura, trazendo benefícios da raiz à espiga. A tecnologia confere proteção contra as principais pragas da cultura e proporciona maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas devido à sua tolerância ao herbicida glifosato.

Com três proteínas Bt, a tecnologia VT PRO3® oferece proteção contra as pragas aéreas que atacam as folhas, colmo e espiga do milho – como, as lagartas do cartucho, da espiga, elasmo e broca do colmo -, e protege a raiz do milho contra o ataque da larva-alfinete (Diabrotica spp.). Essa praga se desenvolve no solo e se alimenta das raízes da planta, diminuindo sua capacidade de absorção de água e nutrientes e, consequentemente, reduzindo o potencial produtivo da lavoura.

Para que a planta do milho com a tecnologia VT PRO3® possa expressar seu máximo potencial produtivo, recomenda-se o uso de técnicas de Manejo Integrado de Pragas (MIP), como monitoramento constante da área, uso de inseticidas, quando atingidos os níveis de dano, tratamento de sementes e, principalmente, plantio de áreas de refúgio estruturado.

DEKALB®

Com mais de 100 anos de experiência no desenvolvimento de híbridos de milho e sorgo, a DEKALB® busca entregar soluções que proporcionem excelentes resultados ao agricultor, em termos de potencial de produtividade, alta performance e liderança tecnológica. Desde a sua criação, a marca sempre esteve comprometida com o progresso e as possibilidades de inovação da agricultura.

A marca levará à AgroBrasília 2019 quatro lançamentos em milho para a safrinha, todos com tecnologia VT PRO3®, que confere proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e proteção até à espiga contra ataques de lagartas da parte aérea da planta, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

O DKB 360 PRO3® é um híbrido de ciclo precoce, com altíssimo potencial de produtividade para a safrinha e excelente performance em todos os ambientes de produção. Destaca-se por sua qualidade de grãos, com boa tolerância a grãos ardidos. Além disso, apresenta tolerância à cercóspora, mancha branca e ao completo de enfezamento.

Outro lançamento é o DKB 255 PRO3®, com altíssimo teto produtivo para os melhores ambientes, devido ao ciclo precoce rápido, e ótima resposta ao uso de tecnologia. O híbrido tem sanidade foliar com boa tolerância à mancha-branca e cercóspora e sua espiga apresenta bom empalhamento. O terceiro lançamento é o DKB 335 PRO3®, híbrido de alto potencial produtivo com ciclo precoce para a safrinha. Destaca-se por sua sanidade foliar, com excelente perfil defensivo em área de maior pressão de doenças, com boa tolerância ao complexo de enfezamento.

Para o completar o portfólio de lançamentos da marca para a feira, a DEKALB® apresentará o DKB 363 PRO3®. O híbrido tem ciclo precoce e associa altíssimo teto produtivo com ampla adaptação, sanidade e uniformidade de espigas. Além disso, tem boa tolerância ao complexo de enfezamento.

AGROESTE™

Além das variedades de soja, a Agroeste™ levará à AgroBrasília 2019 seu portfólio de milho para a safrinha, incluindo três lançamentos. O AS 1850 PRO3® tem ciclo precoce e qualidade de grãos com excelente sanidade. O híbrido se destaca por seu perfil defensivo para doenças foliares, especialmente para a mancha branca. Outro lançamento é o AS 1820 PRO3®, híbrido de ciclo precoce, com excelente performance em todos os ambientes. Além disso, tem boa tolerância a grãos ardidos e sanidade foliar. O AS 1780 PRO3® é o terceiro lançamento que a marca levará à feira. O híbrido combina ciclo precoce e alto teto produtivo para a safrinha e se destaca por ter boa qualidade de grãos, bom empalhamento e ampla janela de plantio.

Completando o portfólio da Agroeste™ para a AgroBrasília 2019 está o AS 1633 PRO3®. Conhecido do produtor que planta safrinha, este híbrido tem ciclo precoce e combina alto teto produtivo com excelente perfil defensivo para doenças foliares.

Todos os híbridos contêm a tecnologia VT PRO3®, a primeira que confere proteção da raiz do milho contra ataques da Diabrotica speciosa (larva-alfinete) e proteção até à espiga contra ataques de lagartas da parte aérea da planta, além de ser tolerante ao glifosato e proporcionar maior flexibilidade no manejo de plantas daninhas.

SEMENTES AGROCERES®

Com mais de 70 anos de história, a Sementes Agroceres® oferece aos produtores de diversas partes do Brasil um portfólio de híbridos de milho e sorgo de médio e alto investimento, com grande amplitude de plantio, estabilidade, sanidade e resultados comprovados.

A marca levará à AgroBrasília 2019 seu portfólio de híbridos de milho para a região, incluindo dois lançamentos para a safrinha. O AG 8700 PRO3® tem ciclo precoce e une excelente estabilidade e potencial produtivo com qualidade de colmo e raiz. Além disso, é tolerante à mancha branca, principal doença que afeta a safrinha. Também com ciclo precoce, o AG 8480 PRO3® apresenta excelente conjunto de potencial de produtividade, sanidade foliar e qualidade de grãos e é tolerante à cercóspora, mancha branca e ferrugem polissora.

Além dos lançamentos, a Sementes Agroceres® levará o AG 8070 PRO3®, uma ótima opção para a safra de verão. O híbrido tem ciclo precoce rápido, o que permite a colheita e comercialização antecipada, elevado potencial produtivo com estabilidade, além de ser tolerante à cercóspora. Já o AG 7098 PRO2™, para a safrinha, é um híbrido de ciclo semiprecoce, que combina potencial de produtividade com excelente qualidade de colmo. Um de seus pontos fortes é a sanidade foliar com destaque para o complexo de enfezamento.

REFUGIOMAX®

A Bayer também levará à feira sua marca de híbridos RefúgioMax®. Lançada em 2016, ela reforça a importância da adoção de refúgio para preservar os benefícios da tecnologia Bt, prática estimulada pela Bayer desde o lançamento desta biotecnologia. Para a cultura do milho, a recomendação é que 10% da área plantada seja com refúgio (milho não-Bt), a uma distância máxima de 800 metros das áreas com milho Bt.

A marca oferece cinco híbridos de milho não-Bt de alto potencial produtivo, destinados a diferentes regiões do Brasil, para safra verão e safrinha, que proporcionam grande amplitude de plantio, visando a longevidade das tecnologias Bt e sustentabilidade da atividade agrícola.

Durante a feira, os produtores poderão saber mais sobre o 3700 RR2, híbrido com ótima amplitude de plantio, boa resposta ao uso de tecnologia e excelentes coloração, sanidade, textura e peso de mil grãos.

ALGODÃO

O produtor goiano que passar pelo estande da Bayer poderá conhecer também as tecnologias da empresa para algodão. A Bollgard II RR Flex™ combina proteção contra as principais pragas-alvo da cultura (como curuquerê do algodoeiro - Alabama argilácea -, lagartas das maçãs Chloridea virescens - Helicoverpa zea e Helicoverpa armígera, entre outras) e tolerância ao herbicida glifosato, utilizado no controle de plantas daninhas na lavoura, o que permite a aplicação em pós-emergência da cultura, inclusive em estágio mais tardios de desenvolvimento da planta.

Já a tecnologia Roundup Ready Flex™, tolerante ao glifosato, além de possibilitar a aplicação do herbicida sobre a cultura do algodão em diferentes estágios de desenvolvimento das plantas, é recomendada para o plantio de áreas refúgio estruturado, prática estimulada pela Bayer para preservar os benefícios da tecnologia Bt.

Segundo o líder de Negócios em Algodão da Bayer no Brasil, Márcio Boralli, o algodão brasileiro vem ganhando qualidade a cada safra, e uma das premissas da Bayer é contribuir para que o cotonicultor melhore ainda mais seus resultados. Para isso, a empresa desenvolve tecnologias para o mercado, que contribuem com o desenvolvimento da cadeia de produção. "Nosso principal objetivo é entregar ao mercado variedades que atendam aos seguintes critérios: produtividade, qualidade, rendimento de fibra e resposta para doenças nas principais regiões do Brasil. Por isso, temos um criterioso processo de seleção e desenvolvimento de variedades, que vai desde a pré-seleção das melhores genéticas disponíveis no mercado até os testes em condições reais do agricultor", explica Boralli.

PROTEÇÃO DE CULTIVOS
ROUNDUP®

O herbicida Roundup® está há mais de 40 anos no mercado e se tornou uma ferramenta fundamental para os produtores no controle de plantas daninhas. A família Roundup® conta com cinco produtos, registrados em mais de 120 países, que combinam surfactantes diferenciados e diferentes sais de glifosato, garantindo maior confiabilidade dos resultados no campo.

SISTEMA ROUNDUP READY PLUS™

Além das novidades apresentadas pela Bayer, os produtores que estiverem na feira poderão saber mais sobre a importância de identificar e manejar as principais pragas que causam danos às lavouras de milho e soja. No estande da empresa, os produtores poderão conhecer estratégias de manejo e como estas, em sinergia com as tecnologias, podem contribuir para conseguir melhores resultados no campo.

Neste contexto, a Bayer levará ao evento informações sobre o Sistema Roundup Ready Plus de manejo, com recomendações de práticas agronômicas para o manejo de pragas, embasadas pelas Boas Práticas Agronômicas e conceitos do Manejo Integrado de Pragas (MIP) para preservar a produtividade das lavouras. Além disso, os visitantes poderão esclarecer dúvidas quanto à prática de refúgio estruturado e entender como a correta adoção e manejo das áreas podem preservar os benefícios proporcionados pela tecnologia Bt, encontrada nas sojas com tecnologia INTACTA 2 XTEND® e INTACTA RR2 PRO®. As Boas Práticas Agrícolas abrangem ainda a dessecação antecipada, o monitoramento de pragas na área, rotação de culturas e, caso necessário, a associação com outras táticas de controle.

BIOLÓGICOS

A Bayer oferece ao produtor soluções biológicas que podem auxiliá-lo no campo e beneficiar o cultivo de diversas maneiras, entre elas, ao melhorar a disponibilidade e absorção de nitrogênio, promovendo o crescimento da lavoura e aumentando seu potencial de produtividade, sempre utilizando tecnologia de bactérias de alta eficiência.

Durante a AgroBrasília, a Bayer apresentará, pela primeira vez, seu novo inoculante para tratamento industrial biológico de soja, o CTS 500®. A nova formulação do produto garante 60 dias de pré-tratamento, com maior concentração de bactérias associada à sobrevida da semente do mercado. Além disso, o produto tem compatibilidade com os principais químicos do mercado, o que facilita e otimiza sua aplicação e reduz custos operacionais na fazenda. O CTS 500® estará disponível comercialmente a partir da safra 2019/2020, mas os produtores que estiverem no evento poderão conhecê-lo e saber mais sobre os seus benefícios no estande da Bayer.

FIDELIDADE NO CAMPO

A plataforma do programa de pontos da Rede AgroServices oferece uma gama de serviços para facilitar o trabalho no campo. Dentro da realidade do centro-oeste , é possível identificar produtores de todos os tamanhos, até mesmo porque é simples acumular (todos acumulam um ponto por real em compras). Outra facilidade é que a plataforma permite que eles transfiram pontos entre si para efetuar resgates coletivos, e este é mais um benefício para todos os agricultores.

Para enfatizar o compromisso de oferecer a melhor infraestrutura, a Bayer apresentará a campanha Safra Boa é Bayer, em que acima de R$ 300 mil comprados, mediante as regras, o cliente ganhará 90 mil pontos de descontos no resgate do Patrulha Percevejo ou em serviços providos pela União dos Agrônomos Independentes (UAI).

HOTEL DE ABELHAS

Ao longo dos cinco dias da AgroBrasília, um hotel de abelhas estará exposto com o objetivo de informar aos presentes a funcionalidade dessas estruturas alocadas no entorno das lavouras, cuja finalidade é preservar as espécies de abelhas brasileiras. Os insetos polinizadores são responsáveis pela produção de muitas plantas que impactam diretamente na produção de alimentos. A maioria das espécies de abelhas tem hábito solitário, pois procuram ou escavam pequenos espaços em estruturas naturais para fazerem os ninhos. Esses hotéis são espaços ideais para que possam fazer de morada. Um dos espaços estará no estande da Bayer.

Todas as novidades e produtos podem ser vistos em uma área preparada especialmente para o evento. Será disponibilizado aos visitantes da feira um serviço completo de atendimento com a presença dos técnicos e especialistas que esclarecerão dúvidas sobre as melhores soluções para cada produtor. "Queremos mostrar nossa pluralidade, compartilhando com os clientes também a visão de como a empresa está focada em desenvolver ciência para uma vida melhor", finaliza Elder Diniz.