Outros

Minas Gerais leva tecnologia da indústria do café para Congresso de Inovação

Torrador portátil de café desenvolvido pelo Instituto Federal Sul de Minas, unidade credenciada EMBRAPII, será apresentado no mais importante evento de inovação da América Latina e representará a força da cultura cafeeira


Publicado em: 06/06/2019 às 08:00hs

Minas Gerais leva tecnologia da indústria do café para Congresso de Inovação

A tecnologia mineira estará presente no mais importante evento de inovação da América Latina: 8º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, que será realizado em 10 e 11 de junho, em São Paulo (http://www.congressodeinovacao.com.br/). O projeto a ser apresentado no estande da EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) será o torrador portátil de café para uso doméstico ou em cafeteiras, uma solução prática para quem aprecia e trabalha com cafés especiais.

A inovação é resultado da parceria entre EMBRAPII, Instituto Federal Sul de Minas, unidade credenciada, e a empresa Carmomaq. Diferentemente das grandes máquinas industriais a gás que necessitam de profissionais qualificados para operá-las, o torrador portátil é elétrico, de fácil manuseio e com baixo custo energético e financeiro. Ele atingirá os níveis de exatidão de temperatura e fluxo de ar, essenciais para torra de cafés especiais.

O equipamento também poderá ser usado com outros tipos de grãos, como amendoim e castanha, e está sendo patenteado para posterior comercialização.

Segundo Leandro Carlos Paiva, diretor do Polo Agroindústria do Café do IF Sul de Minas, a novidade vai possibilitar que o amante do bom café o prepare usando o grão fresco, recém-torrado. “O Polo Agroindústria do Café junto com a EMBRAPII tem viabilizado, não somente as necessidades internas das indústrias, mas criando novos equipamentos para um setor historicamente importante para o Brasil e que ainda tem muitos de seus equipamentos antigos e sem a tecnologia do momento. Queremos mudar isso”, afirma.

Modelo de investimento EMBRAPII

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), organização vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações, investe em projetos de PD&I (Pesquisa Desenvolvimento e Inovação) visando atender a demanda da indústria. O modelo adotado não tem burocracia, o que permite rapidez, flexibilidade e risco reduzido.

As empresas que possuem um projeto avaliado como inovador devem se associar a uma das 42 unidades credenciadas existentes no país, tais como centros de pesquisas e institutos federais, por exemplo. Caso aprovados, após avaliação técnica, os gastos para o desenvolvimento são divididos em três partes. A EMBRAPII fica responsável por um terço do investimento, a unidade disponibiliza mão de obra e equipamentos, e a empresa financia o restante.

“As parcerias entre a iniciativa privada e os centros de pesquisa brasileiros, com certeza, podem contribuir para o desenvolvimento da indústria nacional e para aumentar a produtividade dos seus negócios. Ao aproximar empresas e instituições de pesquisas, a EMBRAPII tem permitido que o país inove e que os processos tenham a celeridade e flexibilidade exigidas pelo mercado”, conclui o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Almeida Guimarães.

Fonte: Imprensa Atelier

◄ Leia outras notícias