Análise de Mercado

Mercado Atacadista: arroz e feijão seguem direções opostas, aponta IEA

Os dois principais produtos da cesta básica do brasileiro apresentaram trajetórias de preços diferentes em outubro de 2018, quando comparados ao mês anterior


Publicado em: 07/12/2018 às 18:40hs

Mercado Atacadista: arroz e feijão seguem direções opostas, aponta IEA

Enquanto o arroz ostentou alta de 3,04%, o feijão deu um refresco com a queda de 7,59%, informa o Instituto de Economia Agrícola (IEA), instituição de pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em estudo que analisa a variação dos preços médios do mercado atacadista da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

“Mesmo seguindo caminhos opostos na variação mensal e dos últimos 12 meses, arroz e feijão acumulam índices acima da inflação durante o ano de 2018”, destacam Vagner Azarias Martins e José Alberto Angelo, pesquisadores do IEA.

Entre os produtos que apresentaram alta no mês de outubro, merecem destaque as batatas escovada (+ 27,5%) e lavada (+ 25,8%) e a cebola (+ 31,3%); os demais: alho, tanto o branco como o roxo; carnes bovina resfriada - com exceção do corte dianteiro com osso -, suína e de frango; farinha de mandioca crua; manteiga sem sal e óleo de soja variaram menos de um dígito. Café torrado e moído, farinhas de mandioca crua e de trigo, leite longa vida, ovos brancos e vermelhos e queijo mussarela fecharam o mês em queda.

Arroz e feijão ao longo do tempo

Para a observação de tendências, a partir do componente de preços, é necessária a análise de uma série mensal de, ao menos, 36 meses, explicam os pesquisadores. Com relação a evolução dos preços do feijão carioquinha e do arroz agulhinha temos que, entre janeiro de 2015 e outubro de 2018, o arroz apresentou alta de 14,65%. Já o feijão, no mesmo intervalo de tempo, sofreu queda de 31,36% nos preços praticados. O mesmo resultado pode ser observado quando considerada apenas a variação dos últimos 12 meses, levando os pesquisadores a destacar que o arroz pressiona o índice de inflação nesse ano, dado que a variação dos últimos 12 meses foi de +8,11%; enquanto o feijão “segura” o índice, pois, a variação, no mesmo período, foi de - 8,79%.

Em relação ao aumento desses itens neste ano, dois fatores podem estar influenciando esse resultado: o período entre maio a julho de 2018, que foi mais seco do que a média, e prejudicou algumas culturas, entre elas o feijão e o volume de arroz exportado pelo Brasil em 2018 (mesmo sem o fechamento do ano) que já é quase o dobro do embarcado em 2017, passando de pouco mais de 25 mil t para quase meio milhão de toneladas, enquanto as importações apresentam redução de 36%.

Para ler o artigo na íntegra e consultar as tabelas e gráficos com dados dos 22 produtos analisados, bem como a linha do tempo com os preços do arroz e do feijão nos últimos 36 meses, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo

◄ Leia outras notícias