Análise de Mercado

Mato Grosso vendeu mais de 90% da safra de girassol de forma antecipada, diz Conab

Apesar disso, a Conab aponta que houve queda na produção mato-grossense. Ainda em maio, a companhia previu a redução na área plantada de 33,7%, passando de 38 mil hectares, registrados na safra anterior, para 25,2 mil hectares


Publicado em: 01/07/2020 às 17:00hs

Mato Grosso vendeu mais de 90% da safra de girassol de forma antecipada, diz Conab

Ainda que a colheita esteja concentrada entre os meses de junho e julho, Mato Grosso já vendeu, de forma antecipada, 94% da produção de girassol. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) os produtores apostaram no cultivo da cultura no Estado conseguiram “bons preços para o produto convencional” – a saca de 60 quilos é vendida em Cuiabá por cerca de R$ 70.

Apesar disso, a Conab aponta que houve queda na produção mato-grossense. Ainda em maio, a companhia previu a redução na área plantada de 33,7%, passando de 38 mil hectares, registrados na safra anterior, para 25,2 mil hectares. Os números foram mantidos no boletim divulgado este mês. “A cultura tem perdido bastante espaço em âmbito estadual devido à competição com outras culturas de segunda safra, como o algodão e o milho, que apresentam maiores rentabilidades”.

Por outro lado, a Conab revisou os números e previu um maior produtividade no Estado, que deve chegar a 1.577 quilos por hectare, ainda apresentando redução de 1,3% em relação à safra passada. No entanto, representa uma melhor projeção em relação ao que havia sido divulgado em maio (queda de 2,3%).

Com a diminuição na área plantada e queda na produtividade, a previsão da Conab é de que a produção mato-grossense de girassol diminua 34,6%, passando de 60 mil para 39,7 mil toneladas. Ainda assim, o Estado deve seguir como maior produtor da cultura. Goiás aparece em segundo, com previsão de produzir 31,4 mil toneladas (15,8% a menos que na safra anterior).

Em Mato Grosso, o plantio do girassol foi encerrado em março.

Fonte: Só Notícias girassol

◄ Leia outras notícias