Gestão

Marrocos cria Rede de Vigilância de Pragas

Houve um recuo no volume de exportações de citros do país devido às reduções de produtividade causadas pelos danos da mosca da fruta do Mediterrâneo


Publicado em: 24/06/2019 às 09:00hs

Marrocos cria Rede de Vigilância de Pragas

O contínuo crescimento e sucesso da indústria cítrica marroquina tem sido ameaçado pela presença de uma espécie de praga: a mosca da fruta do Mediterrâneo. Isso não é uma coisa pequena, já que o cultivo e exportação de cítricos desempenha um papel significativo na economia de Marrocos, a região emprega mais de 13.000 agricultores e trabalhadores agrícolas e produz exportações de US $ 300 milhões por ano.

A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), em cooperação com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), auxiliou Marrocos a alcançar sua primeira vitória na campanha em curso para suprimir os mosquitos. As contrapartes marroquinas receberam, sob um projeto técnico da AIEA, o treinamento e equipamentos necessários para detectar e responder a qualquer incursão de outras pragas, que é um pré-requisito para a supressão sustentada da mosca do Mediterrâneo usando a técnica de insetos estéreis (SIT), técnica essa que pode levar à supressão ou eliminação de pragas de insetos.

Houve um recuo no volume de exportações de citros do país devido às reduções de produtividade causadas pelos danos diretos à fruta e ao aumento dos custos de produção associados ao uso de inseticidas e tratamentos pós-colheita, necessário para as exportações de frutas.

Além disso, os agricultores viram perdas indiretas devido a restrições de quarentena impostas pelos países importadores. Ao mesmo tempo, a União Europeia, que tem sido o principal mercado de exportação tradicional de frutas cítricas marroquinas, tem reduzido cada vez mais os níveis aceitáveis de resíduos de pesticidas em frutas e legumes, devido a preocupações com a segurança alimentar.

Fonte: Fresh Plaza

◄ Leia outras notícias