Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio


Live da ABCZ sobre ‘Avaliações Genéticas 2020-1’ reúne espectadores de todas as regiões brasileiras

A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) realizou na manhã desta terça-feira (19) mais uma transmissão dentro do projeto ‘Ao vivo com vc’. Com o tema ‘Avaliações Genéticas 2020-1’, a live reuniu espectadores de todas as regiões do país, que puderam acompanhar mais detalhes sobre as avaliações lançadas no fim da semana passada, reunindo dados de mais de 14 milhões de animais.

Durante a transmissão, que pela primeira vez contou com a participação simultânea de quatro pessoas, sendo eles os diretores da ABCZ, Gabriel Garcia Cid e João Cruz, além do superintendente Técnico da entidade, Luiz Antonio Josahkian, e o superintendente Adjunto de Melhoramento Genético, Henrique Torres Ventura, os espectadores puderam conhecer detalhes sobre o desenvolvimento das avaliações. Os novos projetos desenvolvidos pela Associação, dentro do Programa de Melhoramento Genético de Zebuínos (PMGZ) da ABCZ, também estiveram em pauta.

“Muito mais que falarmos sobre procedimentos técnicos para o desenvolvimento das avaliações, a live foi uma oportunidade de destacarmos ainda mais a importância delas dentro do processo de melhoramento genético, principalmente com as ferramentas que o PMGZ possibilita. Como é o caso dos projetos ‘2 por 1’ e ‘Ganho Total’, em que, de forma geral, a ABCZ oferece vantagens aos criadores, como, por exemplo, subsídios para a genotipagem”, destaca Gabriel Garcia Cid, diretor Técnico da ABCZ.

Ainda durante a transmissão, os espectadores tiveram a oportunidade de enviar perguntas e comentários aos participantes, que responderam os questionamentos ao vivo. No público, estavam criadores, produtores rurais, estudantes e profissionais do setor de pelo menos 12 estados brasileiros, de todas as regiões do país, além de criadores de países da América Latina, como a Venezuela.

“Essa audiência reforça o posicionamento e a referência internacional que a ABCZ se tornou ao longo desses cem anos de trabalho, no que se refere ao melhoramento genético de zebuínos. E com iniciativas como essas lives, onde proporcionamos a interação com o público de todo o país, cumprimos nossa missão democrática de representar nossos mais de 22 mil associados, a partir de demandas que eles mesmos nos apresentam”, ressalta João Cruz, diretor de Ensino, Cultura e Relações Públicas da ABCZ, destacando que entre os estados representados durante a live estavam Ceará, Espirito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e Tocantins.

A transmissão, que teve duração de cerca de 120 minutos, segue disponível no canal da ABCZ no YouTube, onde também estão gravadas todas as outras lives já promovidas dentro do projeto ‘Ao vivo com vc’. Para acessar o canal, clique aqui.

Sobre as avaliações. Importante destacar que as ‘Avaliações genéticas 2020-1’ foram divulgadas na última sexta-feira (15), contemplando as raças Brahman, Gir, Guzerá, Indubrasil, Nelore, Tabapuã e Sindi. Os resultados foram obtidos a partir de um banco de dados de 16.479.628 milhões de fenótipos. Integram também o acervo submetido às avaliações genéticas, os dados do Programa Geneplus, já que os dois programas compartilham suas informações e produzem uma única avaliação genética para as características que têm em comum.

Foram disponibilizados ao todo, para uso exclusivo dos participantes do PMGZ, 14.841.231 milhões de animais avaliados. As consultas públicas de touros seguem disponíveis e, para acessá-las, clique aqui.

Data de Publicação: 21/05/2020 às 15:10hs
Fonte: ABCZ
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio Desenvolvido por: