Outros

Linha para monitoramento de umidade de grãos é exposta em Simpósio de Pós-colheita

O IV Simpósio de Pós-colheita de Grãos de São Paulo ocorre de 27 a 29 novembro, em Piracicaba (SP), com o tema central ‘Manejo da armazenagem de grãos: alimento seguro’


Publicado em: 26/11/2019 às 15:00hs

Linha para monitoramento de umidade de grãos é exposta em Simpósio de Pós-colheita

A Gehaka, fabricante para o setor agrícola de instrumentos de medição para controle e avaliação da qualidade de grãos, estará presente apresentando aos participantes sua nova Solução G8000 e o medidor de umidade G2000.

“Com o sistema G8000, por meio do monitoramento contínuo e ininterrupto de dados de umidade e temperatura dos grãos, queremos oferecer as melhores condições para otimizar a secagem e evitar perdas de energia ou qualidade do produto. Por isso, entendemos a importância de apresentar o produto no Simpósio”, explica Christian Kaufmann, diretor comercial da Gehaka.

A Solução G8000 é um sistema online de monitoramento contínuo dos grãos em movimento, que através de amostradores programáveis, retira amostras desses grãos, mede o teor de umidade e as devolve para o sistema automaticamente. Desenvolvida com tecnologia singular e, por enquanto, sem similares no Brasil, a Solução G8000 dispõe de curvas de calibração aprovadas pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia).

O novo produto já está integrado ao conceito de indústria 4.0 e possibilita o registro da umidade e da temperatura de forma contínua com intervalos a partir de três minutos, fornecendo dados para o perfeito controle do processo. O item é composto por medidor de umidade capacitivo, amostrador, sistema de alarme e controlador lógico programável, entre outros componentes.

A novidade foi projetada exclusivamente para uso agrícola, o que exigiu muita atenção no projeto, para que a medição fosse exata, mesmo frente a interferências como temperatura, peso da amostra e densidade do grão. O G8000 já é fornecido com curvas para os principais grãos produzidos e comercializados no Brasil e sua tecnologia é a mesma que a dos medidores de umidade G1000 e G2000 aprovados pelo Inmetro.

A tecnologia, ajudará a evitar erros nas inserções manuais de dados, além de permitir a digitalização de todo histórico do processo, contribuindo para seu aperfeiçoamento. A Solução G8000 oferece ainda uma série de informações adicionais que ajudarão em toda a operação de secagem. Com sua chegada ao mercado, os fabricantes esperam contribuir de forma direta na minimização das perdas nos processos de pós colheita, pois, segundo eles, isso aumenta exponencialmente as divisas para o país.

COMO FUNCIONA

A operação com funcionalidade simples, tem variação na complexidade dependendo do nível de informação que o usuário deseja. É possível apenas controlar a umidade de saída do secador, com ganhos expressivos na qualidade dos grãos que vão para os silos ou armazéns, evitando guardar produto mais úmido ou mais seco que o desejado ou até monitorar a entrada, saída e temperatura do processo de forma a permitir total controle da eficiência do secador, bem como otimizar o gasto de energia (lenha, gás ou biomassa), aumentando significativamente o “lucro” real.

“O retorno do investimento no Sistema G8000 é imediato com a redução da presença de um operador específico e dedicado o tempo todo para as amostragens, com a otimização do uso da matriz energética empregada e com a qualidade final do produto. É a engrenagem que faltava para a automação da descarga de secadores”, relata Alexandre Fernandes, diretor de engenharia da empresa.

MEDIDOR DE UMIDADE G2000

Com grande importância para cooperativas, tradings, comerciantes e exportadores de grãos, o medidor de umidade de bancada Gehaka G2000 serve para garantir ao produtor e ao comprador que o produto seja entregue dentro das especificações da lei.

Com as ações do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), a partir de 2017, o controle dos instrumentos de medição de umidade utilizados nas transações comerciais de grãos, tiveram diminuição dos prejuízos causados por avaliações imprecisas, à medida que o parque de medidores foi atualizado para os modelos aprovados.

“Os envolvidos na transação comercial têm, agora, a garantia de que o novo equipamento não foi fraudado. Para quem vende é uma solução de segurança, porque a medida está sendo obtida corretamente. É também uma proteção de fato para todo o mercado”, explica Alexandre Fernandes, diretor de engenharia da Gehaka e responsável pelo desenvolvimento do aparelho.

O modelo G2000, com a vantagem da comunicação com periféricos e da atualização via Internet, em relação ao modelo anterior, o G1000, é também fácil de operar e fornece a leitura da umidade em poucos segundos, com alta precisão e repetitividade. O medidor conta com tecnologia IoT, o que não exige que o usuário faça um treinamento mais complexo. Além do mais, é possível estabelecer uma configuração personalizada para que forneça os resultados com agilidade.

IV Simpósio de Pós-colheita de Grãos

O evento promovido pela Associação Brasileira de Pós-colheita (ABRAPOS) tem como objetivo reduzir os índices de perdas de grãos durante e após a colheita, em benefício tanto do produtor quanto do consumidor.

Fonte: Vervi Assessoria

◄ Leia outras notícias