Maquinas e Implementos

Kuhn lança na Expointer soluções focadas na orizicultura

• Entre as novidades estão a Oriza, Quadra 7500 e o Accura 14000, máquinas robustas e eficientes para o arrozeiro • Redução de custos e ganho de produtividade está no DNA da marca


Publicado em: 29/08/2019 às 07:20hs

Kuhn lança na Expointer soluções focadas na orizicultura

O estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor de arroz, com mais de 1 milhão de hectares plantados na última safra 2018/2019. Com foco neste mercado, a Kuhn lança três novos produtos na Expointer 2019. A Quadra 7500 e a Oriza, são as novas semeadoras e o Accura 14000 um distribuidor de fertilizantes de arrasto para o orizicultor. E ainda para completar a linha de pulverizadores, oferece ao mercado o autopropelido mais leve da categoria, o Figther 2500.

Pacote de soluções para o produtor de arroz

A versão arrozeira da Quadra 7500 completa a família de semeadoras pneumáticas Quadra. Pioneira nessa tecnologia, a Kuhn possibilita que o médio orizicultor tenha acesso a mais alta tecnologia para o plantio da cultura, antes disponível apenas nos modelos maiores.

“A Quadra 7500 é a única no mercado de semeadoras pneumáticas com o chassi flexível em três módulos, ela proporciona uma performance inigualável no transpasse nas taipas. Aliado a isso, as linhas pantográficas com alta flutuação garantem a uniformidade na profundidade de plantio, possibilitando aumento real na produtividade”, explica o especialista de produto da Kuhn, Felipe Zolet.

Outra grande diferença é que os rodados laterais aumentam a estabilidade da Quadra 7500 nas manobras, minimizando a torção no chassi e com isso prolongam a vida útil do equipamento. O especialista vai além e pondera, “Os nossos cilindros hidráulicos, possibilitam ao operador que ele possa aumentar ou diminuir a pressão sobre os módulos laterais, garantindo uma pressão de corte constante e uniforme”.

Oriza, a solução para o plantio de arroz

O alto custo da produção nacional de arroz é um dos principais desafios que o orizicultor enfrenta, para tanto, ter em sua propriedade uma máquina que não quebre, com baixa manutenção e entrega acima da média é tudo o que o produtor precisa. E é isso que o lançamento da Kuhn proporciona: eficiência e robustez.

A nova semeadora da Kuhn dedicada ao plantio de arroz, a Oriza, oferece robustez e alto desempenho. Com reservatórios de polietileno que não corroem com a exposição ao tempo e ao adubo, além disso as linhas com alta flutuação proporcionam um plantio uniforme e que acompanha o relevo das taipas.

“Estamos muito felizes em oferecer aos nossos clientes e ao mercado uma máquina robusta e que entrega o que o orizicultor precisa. Uma das nossas premissas ao desenvolver a Oriza foi minimizar o alto custo da atividade, ofertando uma máquina pronta para as lavouras de arroz”, comemora José Carlos Bassetti, gerente de marketing da Kuhn.

“A Oriza alia alto desempenho e eficiência no cultivo do arroz e está disponível de 26 a 32 linhas. A Kuhn entrega ao produtor rural uma gama de equipamentos e soluções que nenhuma outra empresa possui”, comenta Bassetti.

Accura 14000, o distribuidor de fertilizante ideal para o arrozeiro

O Accura 14000 foi pensado no produtor de arroz. É uma máquina capaz de manter as taxas de distribuição de fertilizante nas diferentes condições da lavoura. “O Accura 14000 distribui uniformemente o produto em condições como o cruzamento das taipas e variação de velocidade. São ocasiões muito comuns de encontrarmos nas propriedades de arroz. Porém isso acaba intervindo na eficiência de um distribuidor de fertilizante convencional, por exemplo”, explica o especialista de produto da Kuhn, Luis Guilherme Lemes.

Com uma propagação uniforme de insumos, são garantidos ganho reais de produtividade, pois reduzem o impacto de erros de condução. O sistema de ajuste de distribuição coaxial (CDA) muda o ponto de queda do fertilizante para ajustar o padrão de dispersão de forma rápida e fácil para o operador. O acionamento mecânico do agitador, permite uma velocidade consistente de 17 rpm. Agitação lenta e escalonada impede danos aos grânulos de fertilizante ou às sementes.

Para garantir um ponto de queda preciso no disco, uma escova condutora mantém o fluxo do fertilizante até que seja direcionado pelas palhetas. Os defletores Airfin reduzem a turbulência gerada pelos discos, garantindo um fluxo uniforme na distribuição. “Nas propriedades temos diferentes adubos, taxas de aplicação variáveis, e múltiplas larguras de trabalho, a versão arrozeira do Accura faz com que o distribuidor de fertilizante se adapte rapidamente às diferentes necessidades”, pondera o especialista.

O gerente de marketing da Kuhn, comemora que com o acréscimo desta máquina ao portfólio da companhia é possível atender desde o pequeno, até o grande produtor. “Conseguimos entregar tecnologias que realmente proporcionem o aumento de produtividade, independente do tamanho da propriedade. Não podemos esquecer da facilidade de operação das máquinas. Entregamos alta tecnologia, com um manejo fácil de operação”.

Mais potência e menos custo

O pulverizador é uma das máquinas mais utilizadas no processo produtivo, já que ele entra em ação desde o pré-plantio até o estágio de enchimentos dos grãos. Com uma capacidade para 2500 litros, o Fighter é o mais novo aliado do produtor quando o assunto é pulverização. Ele possui uma barra principal de 30 metros de aplicação e tem como opcional as barras de 27m ou 32m, o que garante alto rendimento nas aplicações.

O seu peso equilibrado aliado a uma transmissão bem dimensionada permite trabalhos em qualquer tipo de terreno - com alta declividade e ou úmidos. Esse conjunto gera eficiência, a máquina pode chegar até 70 hectares por hora”, explica Luis Guilherme.

O Fighter é um dos modelos mais leves da sua classe de autopropelidos, o que faz com que se diminua consideravelmente a compactação no solo e seja capaz de iniciar as aplicações de forma antecipada mesmo em condições de solos mais úmidos. “O tanque em aço inox promove alta resistência a choques e corrosão, além do fato de facilitar a limpeza do tanque nos momentos de trocas de defensivos, evitando de forma mais eficiente contaminações e fitotoxicidade de plantas.

“Outro grande benefício e a dupla motor diesel e transmissão controlados eletronicamente, que resulta em uma capacidade maior de tração e menor consumo de combustível. E claro, o fato de ele poder trabalhar em qualquer terreno, sejam os mais acidentados como os da região Sul do Brasil, ou até os mais planos, como no Centro-Oeste brasileiro”, pondera Luis. “O Fighter é uma máquina muito completa e versátil, possui um tamanho de barra ótimo, com um maior rendimento operacional, menor amassamento e menor consumo de combustível. É a otimização do custo e tempo!”.

Momento de retomada dos negócios a partir do novo plano safra

“É um momento muito feliz e de consolidação cada vez maior no mercado para a Kuhn. E trazer essas soluções para o produtor de arroz aqui, durante essa feira, nos dá uma imensa alegria. Em nosso segmento, enfrentamos momentos de crise, de recuo, mas também momentos de muita prosperidade”, comemora Robson Zofoli, diretor comercial da Kuhn.

Zofoli também pondera que essa é um momento de retomada para o setor. “Tivemos um início de ano em que o produtor rural estava bastante motivado para realizar novos investimentos na propriedade. Porém, a partir de maio, tivemos uma interrupção dos programas de financiamentos por conta de falta de fundos, como o Moderfrota, Pronaf. Em junho foram divulgados os números do novo plano safra, o que faz com que o mercado de maquinário agrícola possa recuperar o seu fôlego”, finaliza o diretor.

Fonte: Assessoria de Comunicação Kuhn

◄ Leia outras notícias