Agricultura Precisão

Komatsu se une à Divisão de Agricultura da Hexagon em parceria para o mercado florestal

União das empresas já começou a render frutos para o setor, com criação de plantadeira mecanizada


Publicado em: 15/01/2020 às 14:30hs

Komatsu se une à Divisão de Agricultura da Hexagon em parceria para o mercado florestal

A Divisão de Agricultura da Hexagon, com sede e fábrica em Florianópolis (SC), anunciou parceria inédita com a empresa Komatsu para o setor florestal. A japonesa atua no Brasil em Suzano (SP) desde 1975 e atua nos segmentos rodoviários, ferroviários e aeroportuários, hidroelétricos, petroquímicos e florestais.

O Gerente Geral Florestal da Hexagon, Ronaldo Soares, conta que o elo firmado irá trazer muitos benefícios para área florestal. “A Komatsu é referência na fabricação de maquinários. Estamos muito satisfeitos com essa aliança, pois sabemos que vamos fazer (e já estamos fazendo) grandes realizações para o setor, otimizando o tempo de plantio, por exemplo”, comemora.

As negociações entre as empresas iniciaram em 2015. Desde então, a parceria se firmou e já começou a render frutos, como a plantadeira mecanizada. A D61 Planter Komatsu é um equipamento que abre a nova fase do setor por passar o plantio de manual para mecanizado. “Com a tecnologia Hexagon, o gerenciamento das plantas fica totalmente automatizado, onde ocorre a canalização da muda, abertura da cova, alimentação da muda, fechamento da cova, compactação do solo e irrigação. Dessa forma, atingimos a velocidade de três plantas a cada 12 segundos, chegando a plantar mais de 900 mudas por hora”, explica Sandro Soares, gerente de Engenharia da Komatsu Forest.

Outro equipamento Komatsu com tecnologia embarcada da plataforma HxGN AgrOn é trator de esteira, que prepara o solo para a plantadeira. “A preparação do solo é crucial para o desempenho da plantadeira. Para isso, usamos o AgrOn Piloto Automático, que nos permite planejar a rota e maximizar o solo”.

Fonte: Dialetto

◄ Leia outras notícias