Biodiesel

JBS Biodiesel avança na certificação de suas usinas para emissão de CBios

A JBS Biodiesel deu mais um passo na inclusão de suas duas usinas, em Lins (SP) e Campo Verde (MT), na Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio)


Publicado em: 09/07/2019 às 13:20hs

JBS Biodiesel avança na certificação de suas usinas para emissão de CBios

Na semana passada foi aberto o processo de consulta pública para que as unidades possam receber a certificação que permitirá a emissão dos Créditos de Descarbonização (CBios - instrumento financeiro emitido por produtores certificados de biocombustível).

A partir de gorduras animais e óleo de fritura recuperado, o perfil de emissão das usinas está próximo ao padrão máximo de eficiência reconhecido pela lei de incentivo a biocombustíveis. Essa nota permitirá que a Companhia emita um CBio cerca de 30% mais eficiente que o padrão previsto pela RenovaCalc (ferramenta desenvolvida pela ANP para calcular as emissões de cada usina).

“A JBS se preocupa com a eficiência ambiental de suas operações. Transformar os resíduos da cadeia produtiva em biodiesel, além de promover uma destinação adequada ao insumo, entrega ao mercado um produto mais sustentável e com valor agregado”, explica Alexandre Pereira, diretor da JBS Biodiesel. “A Companhia tem total interesse na obtenção dessa certificação, que além de comprovar a nossa produção eficiente e limpa de combustível renovável, ainda pode trazer um importante retorno financeiro à empresa”, conclui.

A JBS estima colocar no mercado cerca de 550 mil CBios por ano.