Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio


Irani dará início ao Plano de Desenvolvimento Territorial do Turismo do município

A iniciativa surgiu pela necessidade de investir nesse segmento econômico com o aproveitamento das oportunidades turísticas – ação que vêm obtendo destaque na região nos últimos anos.

A informação foi confirmada, na última semana, durante reunião que marcou a formalização do convênio entre Sebrae/SC e Prefeitura de Irani, no Gabinete do prefeito Sivio Antonio Lemos das Neves. Além do gestor público municipal, participaram do encontro o gerente regional oeste do Sebrae/SC Enio Albérto Parmeggiani, a analista técnica do Sebrae/SC Marieli Aline Musskopf, as consultoras credenciadas Karla Hall e Silvia Nowalski e a diretora de Projetos de Irani Leandra Zenaro.

O plano será colocado em prática porque o Projeto para Fortalecer o Desenvolvimento do Turismo de Irani foi inscrito em um edital do Ministério do Turismo no ano passado, no qual ficou entre os 12 selecionados no País. Em Santa Catarina quatro foram contemplados e o município foi o único do Oeste. O plano seguirá as diretrizes do Ministério do Turismo que também liberará recursos para sua efetivação.

“A partir de agora, temos até um ano para execução do plano que levantará as oportunidades que o município possui, sejam elas culturais, históricas, rurais, ecológicas, entre outros aspectos. Enfim, elencaremos todas as potencialidades e, a partir delas, vamos elaborar ações para o desenvolvimento do turismo local com olhar voltado ao mercado regional”, destacou Karla.

Segundo a consultora, outro aspecto importante está relacionado ao fato de o projeto contar com olhar de profissionais de diferentes áreas. Além de turismólogo, estão envolvidos jornalista, arquiteto especialista em turismo, arquiteto especialista em patrimônio histórico, engenheiro especialista em turismo, ambientalista, entre outros. “Ao todo, nove profissionais fazem parte desse quadro que trabalhará no plano de desenvolvimento turístico. Certamente será um diferencial na execução das ações da atividade”, observa.

Marieli ressaltou que o plano oportunizará explorar as riquezas do município de Irani e, tudo indica, que a exemplo de outras iniciativas na região, o turismo local será potencializado. “Com união entre Poder Público, entidades e comunidade, teremos condições de planejar e colocar em prática iniciativas que promoverão o empreendedorismo e fomentarão o desenvolvimento econômico e sustentável de Irani”.

Na visão do prefeito, o turismo é maneira mais rápida de gerar emprego e valorizar as empresas locais e, para isso, precisa de um planejamento e uma estrutura. “Irani tem tudo para ser um município turístico. O que precisa ser feito é o planejamento para que, junto com o Sebrae, possamos multiplicar esforços para obter os resultados que buscamos. Precisamos estar juntos nesta política, pois somente com união cresceremos”, afirmou Sivio.

Data de Publicação: 19/07/2019 às 14:20hs
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio Desenvolvido por: