Clima

INTEGRADA: Chuvas chegam e ajudam os produtores a se prepararem para a safra verão

As chuvas do último final de semana têm animado os produtores que, em breve, iniciarão a semeadura da safra 2018/19


Publicado em: 06/09/2018 às 13:20hs

INTEGRADA: Chuvas chegam e ajudam os produtores a se prepararem para a safra verão

A região oeste do Paraná registrou os maiores índices de chuva. A regional da Integrada em Mercedes, por exemplo, contabilizou um acumulado de 70 milímetros (mm). Guaíra registrou 53mm e Ubiratã 34mm.

Norte - Na região Norte do Estado, Floresta acumulou 33mm. De acordo com o coordenador técnico da Integrada em Londrina, Aleandro de Carvalho, a chuva veio em boa hora para repor as reservas de água no solo que estavam muito baixas devido à forte estiagem que atingiu todas as regiões de atuação da cooperativa nos últimos meses.

Decomposição da palhada - Além da reposição da água em solo, Aleandro explica que as chuvas ajudarão no processo de decomposição da palhada do milho, o que deixará o solo pronto para a semeadura da soja. O vazio sanitário da soja termina no próximo dia 15 de setembro. A partir desta data, está liberado o cultivo da oleaginosa em todo o Brasil.

Perspectivas - A safra verão deste ano promete ser muito boa, segundo avalia o coordenador técnico da Integrada. Aleandro afirma que as projeções indicam que o clima deve favorecer o cultivo da soja.

Área - De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), a área de plantio no Paraná deverá ser a mesma no comparativo com a safra anterior, em torno de 5,45 milhões de hectares. Entretanto, a estimativa de produção deste ano deverá ser 3% superior aos 19,11 milhões de toneladas colhidos no ciclo 2017/18.

Fonte: Imprensa Integrada

◄ Leia outras notícias