Bovinos Leite

Inovação: a chave para abordar os desafios e as oportunidades do setor leiteiro

O IICA patrocina e participa do XV Congresso da Federação Pan-Americana do Leite, em Buenos Aires, no qual os atores do setor debatem a produção, o comércio, as tendências globais e o papel do leite na sociedade


Publicado em: 20/09/2018 às 16:20hs

Inovação: a chave para abordar os desafios e as oportunidades do setor leiteiro

A inovação será chave para que o setor leiteiro das Américas aumente sua competitividade diante dos desafios e das oportunidades do mercado e da exigência da demanda, assinalou Jaime Romero, especialista internacional de Sanidade Agropecuária e Segurança dos Alimentos (Saia) do Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA). Romero participa do XV Congresso Pan-Americano do Leite, que começou ontem em Buenos Aires e será concluído nesta quinta-feira.

O encontro se realiza a cada dois anos, a Federação Pan-Americana de Leite (Fepale) e conta com o patrocínio e o apoio técnico do IICA. Reúne os atores da cadeia de valor do leite, que debatem questões de competitividade, tendências globais do mercado, articulação da cadeia, papel do leite na sociedade, entre outras.

Como representante do diretor-geral do IICA, Manuel Otero, Romero foi moderador e comentarista do painel “Tendências macroeconômicas mundiais no consumo e no comércio de agroalimentos - Geopolítica dos alimentos” e compartilhou a mesa com o diretor-geral emérito do IICA, Martín Piñeiro, e com o consultor e analista de comércio exterior Marcelo Elizondo.

No painel, foi analisado para onde a demanda está se movendo, o fato de a América ser uma região exportadora de alimentos, a importância do leite por seu valor agregado na produção inovadora e a importância da sanidade na cadeia leiteira.

“A produção leiteira envolve milhões de produtores rurais e, em vários países das Américas, 80% dela corresponde à agricultura familiar”, afirmou Romero, para quem trata-se de uma atividade “estratégica na nutrição e no bem-estar da humanidade e no desenvolvimento do mundo rural”.

Por isso, completou ele, as “inovações na produção, transformação e articulação da cadeia produtiva são críticas para a competitividade”. “As exigências dos consumidores clamam por produtos de alta qualidade nutricional e segurança, e também que se produza de maneira amigável com o meio ambiente, procurando o bem-estar animal”, ressaltou.

“A produção de leite nas Américas enfrenta desafios, mas também oferece grandes oportunidades”, afirmou o especialista.

Romero destacou também a importância da participação e do patrocínio do IICA no Congresso, dada “a relevância da produção de leite nas Américas, do mercado, da segurança alimentar e do bem-estar rural”.

O presidente da Fepale, Daniel Pelegrina, resumiu que o programa do Congresso deste ano abrange temas de comércio, situação mundial, novos sistemas de produção, novas tecnologias, demanda e consumo.

“Queríamos dar a este Congresso uma projeção para o futuro, ter uma perspectiva de como será o mundo”, disse ele. Dos cerca de 400 participantes de 22 países, sua expectativa foi a de “levar uma perspectiva da nossa produção leiteira para continuar a prover o melhor a uma América Latina que necessita de nós e nos valoriza”, assinalou.

Os temas dos três dias do Congresso, realizado no Prédio de Feira da Rural, foram abordados por pessoas que são referência, especialistas e representantes de organismos internacionais, de associações empresarias e de produtores do continente, da Austrália, Nova Zelândia, França e Dinamarca.