Arroz

Indústria do arroz participa de missão empresarial na China

Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) está presente em comitiva que acompanha o ministro da agricultura, Blairo Maggi


Publicado em: 21/05/2018 às 08:40hs

Indústria do arroz participa de missão empresarial na China

Além de reuniões com representantes do governo local, a agenda prevê visita a feira SIAL China, a maior da Ásia e quarta maior do setor de alimentos e bebidas do mundo, com foco em inovação e tendências que acontece em Xangai, na China. Durante a manhã de terça-feira (15/05) a diretora executiva da Abiarroz, Andressa Silva, e o executivo de Promoção Comercial projeto Brazilian Rice, Diogo Thomé, participaram, em Pequim, de reunião com o ministro da agricultura, Blairo Maggi e com o secretário de relações internacionais Odilson Luiz Ribeiro e Silva.

- Já vinhamos fazendo um alinhamento com a secretaria de relações internacionais do MAPA por conta do interesse no mercado chinês, desde 2012, no primeiro convênio entre a Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos) e a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz). Tecnicamente, houve tentativas diversas de abertura do mercado sem sucesso. A partir dos encaminhamentos realizados nesta viagem, o tema será levado para uma comissão bilateral, Brasil-China, no âmbito da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (COSBAN) que envolve, além do arroz, outros setores como soja, biotecnologia, carne e frango - comentou Andressa.

Um pleito realizado pela entidade durante a missão é a entrega de um relatório do produto brasileiro às autoridades sanitárias chinesas visando a obtenção de exigências dos requisitos fitossanitárias que o país exige para que os produtores consigam se adequar.

- Os entraves burocráticos precisam ser vencidos para que possamos exportar o produto brasileiro para o país asiático e esse está sendo, sem dúvida, um passo muito importante - completou Andressa.

No ato de assinatura de renovação do convênio entre a Apex-Brasil e a Abiarroz, no final de abril, a entrada no mercado chinês já era debatida. O país é considerado o maior produtor, importador e consumidor de arroz no mundo.

Fonte: Play Press

◄ Leia outras notícias