Capacitação

IFT já capacitou quase 8 mil pessoas em ações de manejo florestal sustentável

O programa de capacitação e treinamento do Instituto Floresta Tropical completa 25 anos em 2019 e chega a um quarto de século com a marca de 7.877 pessoas capacitadas


Publicado em: 14/08/2019 às 13:20hs

IFT já capacitou quase 8 mil pessoas em ações de manejo florestal sustentável

Esse número inclui estudantes de Engenharia Florestal, trabalhadores, empresários, agentes do governo e populações de comunidades agroextrativistas do Brasil e de diversos países como Guiana, Suriname, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Gana, Gabão, Gongo e Bolívia.

Estudante do curso de Engenharia Florestal da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), da Universidade de São Paulo (USP), Samuel Pinto, 23 anos, é uma das quase 8 mil pessoas que passaram por essa experiência. Aluno do curso de Gerenciamento da Extração no Manejo Florestal (GE), realizado em novembro de 2018, no Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch - CMFRB, em Paragominas, sudeste paraense, o jovem afirma que as vivências adquiridas na atividade de capacitação ampliaram suas possibilidades de atuação na futura atividade profissional.

“O curso GE realizado pelo IFT me proporcionou uma experiência além das minhas expectativas. Além de conhecer melhor as práticas de manejo florestal sustentável, esse aprendizado me fez compreender muito mais sobre a realidade da região amazônica. Certamente é uma experiencia que agregou e agregará muito valor na minha formação como Engenheiro Florestal, pois, passei a ter outra maneira de olhar a Amazônia e o manejo sustentável da floresta”, avalia Samuel.

Para o secretário executivo do IFT, Iran Paz Pires, esse resultado reflete o pioneirismo e a expertise da instituição em ações de treinamento e capacitação em manejo florestal com exploração de impacto reduzido. “Temos um programa sólido com mais de 20 anos de aplicação. Foram estes anos de experiência que possibilitaram testar, aplicar, rever métodos e propor inovações que se transformaram em tecnologias e conhecimentos replicáveis no campo florestal. Por esses motivos, o IFT é uma instituição que se faz necessária à Amazônia, ao Brasil e ao mercado internacional”, afirma o gestor.

Novas turmas em 2019

No segundo semestre deste ano o IFT reabre novamente a sua agenda de cursos e oferta duas turmas do curso “Gerenciamento de Exploração de Impacto Reduzido – GE Aberto”, voltado para universitários e profissionais em atuação no setor florestal e demais áreas correlatas. As atividades de capacitação estão previstas para os meses de outubro, novembro (1ª turma) e dezembro (2ª turma) e serão realizadas no Centro de Manejo Florestal Roberto Bauch – CMFRB.

O curso possui uma carga horária de aproximadamente 55 horas e abordará temas contidos na etapa pré-exploratória, exploratória e pós-exploratória do manejo florestal com Exploração de Impacto Reduzido – EIR. Os participantes permanecerão 6 dias no centro de manejo, vivenciando e discutindo as atividades e operações florestais com atividades teóricas e práticas.

O IFT é o mais importante centro de disseminação e aprimoramento do manejo florestal na Amazônia Brasileira. As informações sobre a agenda de atividades de capacitação e treinamento 2019 estão disponíveis aqui(http://www.ift.org.br/ift-divulga-agenda-de-cursos-2019/). Os interessados também podem entrar em contato com a coordenação de cursos do instituto, através dos telefones (91) 3202-8300/91-98866-1807 ou pelos e-mails cursos@ift.org.br e maracris@ift.org.br.