Olá, Visitante Entre Cadastre-se EAD

Portal do Agronegócio

Grãos/ Paraná: chuva do fim de semana foi insuficiente para normalizar déficit hídrico

"As chuvas beneficiam o desenvolvimento das lavouras em geral, mas, infelizmente, o período de estiagem e as altas temperaturas nos meses de novembro e dezembro diminuíram o potencial produtivo principalmente das culturas de verão. O porcentual de perdas está sendo levantado", informa o escritório regional de Apucarana. No município, a soja encontra-se em floração e frutificação e o milho em frutificação.

Na região de Cascavel, onde a chuva no sábado e no domingo foi isolada - atingiu apenas seis dos 28 municípios que compreendem o núcleo regional - a falta de umidade retarda o plantio do milho segunda safra. "A cultura do feijão já esta com 75% da área colhida, com produtividade de 2.200 quilos por hectare. No milho primeira safra, o comprometimento é bem menor com relação a cultura da soja", diz a regional, sem dar mais detalhes.

Em Umuarama, de acordo com a regional, o município de Tuneiras do Oeste, onde se produz soja, foi o único a registrar volume de chuva significativo. "Nos outros municípios em que temos produção da oleaginosa as chuvas foram muito fracas, com média de 5 milímetros. A esperança dos produtores era de que uma chuva generalizada pudesse interromper as perdas nas lavouras mais novas." Para os próximos dias, a meteorologia, conforme o relatório do Deral, aponta chance de chuva fraca.

Imprensa:
Enviar matéria
Data de Publicação: 09/01/2019 às 12:20hs
Fonte: Broadcast Agro
◄ Leia outras notícias
Portal do Agronegócio Desenvolvido por: