Mercado Florestal

FSC® realiza workshop internacional de intensificação sustentável em São Paulo

No setor florestal brasileiro, a adoção da técnica pode conciliar o aumento significativo da produtividade com o uso eficiente dos recursos naturais


Publicado em: 03/12/2018 às 15:30hs

FSC® realiza workshop internacional de intensificação sustentável em São Paulo

O Forest Stewardship Council® realiza, em São Paulo, entre 3 e 5 de dezembro, o encontro mundial sobre florestas plantadas com o tema Intensificação Sustentável, técnica que concilia práticas conservacionistas, valor compartilhado e uso de tecnologias para produzir mais fibras com menos recursos naturais. A intensificação sustentável da produção florestal no Brasil permitiria um aumento da produtividade, tendo o mesmo volume atual em uma área 0,8 milhão de hectares menor, segundo dados da ESALQ/USP.

O workshop engloba palestras e discussões na McDonald's University, além de visita a campo no interior de São Paulo. "O FSC apoia o uso responsável das plantações florestais como uma estratégia para complementar a conservação e o uso sustentável de florestas nativas", diz Aline Tristão, diretora executiva do FSC Brasil. "Um evento desse porte é fundamental para compreender as necessidades de todos os envolvidos e encontrar uma solução que seja economicamente viável, ambientalmente sustentável e socialmente justa".

O objetivo da reunião é fomentar o diálogo sobre intensificação sustentável no escopo da certificação FSC e seus modelos na silvicultura, além de identificar recomendações para temas, oportunidades, preocupações e abordagens para engajar os proprietários e gestores de florestas plantadas.

O Diretor Geral do FSC internacional, Kim Carstensen, abrirá o evento apresentando o progresso do trabalho do FSC em agendas de interesse do setor de florestas plantadas, como a estratégia de madeira controlada, abordagens baseadas em risco e conversão. Kim também apresentará os planos do FSC para o fórum de soluções sobre intensificação sustentável, que acontecerá no primeiro semestre de 2019.

O evento contará também com o professor Dan Binkley, da Colorado State University e representantes de ONGs ambientais e sociais, como a WWF, Greenpeace e Forest People Program, que apresentarão suas visões sobre os potenciais benefícios da intensificação sustentável em suas agendas.

Para a Ibá, que apoia o FSC na realização do evento, a intensificação da produção é eminente devido ao contexto global e as previsões de aumento de população e consumo. No entanto, a entidade considera importante que esse processo ocorra em um diálogo aberto, transparente e por meio de trabalho conjunto e com engajamento multistakeholders.

Para Leonardo Lima, Diretor de Desenvolvimento Sustentável da Arcos Dorados, sediar um evento como este é o reconhecimento de um esforço contínuo da rede para operar em prol da sustentabilidade, transparência e qualidade dos produtos oferecidos aos clientes: “Estamos lisonjeados em receber entidades que são referência em práticas a favor do meio ambiente na McDonald's University, especialmente para falar de um tema em total sinergia com o que a nossa marca vem conquistando nos últimos anos. Desde 2014 já temos o selo da Forest Stewardship Council® (FSC) em todas as caixinhas de papel utilizadas para embalar os sanduíches no Brasil, garantindo que toda a cadeia de produção das embalagens é sustentável do ponto de vista econômico, social e ambiental”.

Durante o workshop serão coletadas recomendações de uma perspectiva de florestas plantadas para posterior discussão e deliberações no Fórum de Soluções sobre Intensificação Sustentável, que será formado por membros do FSC e titulares de certificados.

Fonte: Comunicação para imprensa FSC

◄ Leia outras notícias