Biotecnologia

Ferramenta permite detectar as principais micotoxinas existentes nos grãos

YES-mycoNIR será apresentada na 20ª edição do Simpósio Brasil Sul de Avicultura, Chapecó (SC)


Publicado em: 01/04/2019 às 07:40hs

Ferramenta permite detectar as principais micotoxinas existentes nos grãos

O setor avícola da América Latina estará reunido entre os dias 02 e 04 de abril para a 20ª edição do Simpósio Brasil Sul de Avicultura (SBSA), que será realizado em Chapecó (SC). A Yes, empresa que desenvolve soluções biotecnológicas para uma nutrição animal eficaz, estará presente e destacará seus produtos e serviços para o setor avícola. O evento, considerado palco de importantes tecnologias e descobertas para o setor, reunirá pesquisadores, especialistas, médicos-veterinários, zootecnistas e equipes técnicas das principais regiões produtoras de toda Latam.

“O Brasil Sul de Avicultura é hoje uma referência para o setor. Um evento que nos oferece a oportunidade de expor nossa marca e soluções, estreitar o relacionamento com clientes de todo país e ainda oferecer conteúdo de qualidade para a atualização da nossa equipe”, destaca o diretor-comercial para a América Latina da Yes, Marcelo Fernandes Faria.

A empresa destacará seu novo serviço de monitoramento online quantitativo e qualitativo de contaminação por micotoxinas nos grãos. A nova ferramenta denominada YES-mycoNIR, permite detectar as principais micotoxinas existentes nos grãos a partir da tecnologia Near Infrared (NIR).

“A Yes é a primeira empresa de adsorventes que oferece a seus clientes de forma gratuita esse serviço. O exame realizado no equipamento utiliza ensaios ilimitados e a decisão sobre o uso de adsorventes ou não e a quantidade necessária para combater o problema é imediata, evitando desperdícios e garantindo eficácia, monitoramento e ganhos financeiros”, ressalta Faria.

A ferramenta consegue detectar as principais micotoxinas existentes nas matérias-primas, além de atualizar constantemente todas as curvas no equipamento NIR. “O Yes MycoNIR oferece análises online e alta confiabilidade nos resultados, proporcionando um uso mais racional dos adsorventes de micotoxinas e o desenvolvimento de estratégias de utilização dos grãos”, explica o diretor.

O programa foi desenvolvido pela Yes em parceria com uma empresa especializada em NIR e, posteriormente, validada pelo laboratório LAPEMI da Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

Programa de Modulação da Microbiota Intestinal

Outro destaque da participação da empresa no Simpósio é o Programa de Modulação da Microbiota Intestinal, que se propõe a demonstrar ao mercado soluções personalizadas que possam promover um equilíbrio da microbiota intestinal e minimizar o uso de antibióticos.

“Nosso programa tem como objetivo principal oferecer mais saúde aos animais, por meio do uso de prebióticos na alimentação. Com uma integridade intestinal mais adequada e uma microbiota equilibrada, teremos uma melhor absorção dos nutrientes, menor incidência de enfermidades, menor gastos com medicamentos, entre outros benefícios. Pretendemos com isso melhorar a sanidade dos plantéis avícolas e aumentar a rentabilidade do produtor”, finaliza Marcelo Faria.