Feijão e Pulses

Feijão brasileiro pode ser gourmet na Índia

Na ocasião, será a primeira vez que um cheff de cozinha brasileiro preparará pratos indianos com feijão-carioca


Publicado em: 01/10/2018 às 14:20hs

Feijão brasileiro pode ser gourmet na Índia

Informações divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Feijão e Pulses (IBRAFE) indicam que um grupo de oito exportadores brasileiros do grão, incluindo Arbaza, Cebal, Campo Real, Mercogrãos, Sorribras, All Beans, Coperaguas e BR Pulses, estão trabalhando em tratativas para levar o feijão-carioca para a Índia. As reuniões começaram no dia 20 de setembro e podem durar até dez dias.

As informações indicam que participarão das reuniões o governo indiano, compradores, formadores de opinião e uma das mais importantes feiras de alimentos do mundo em Mumbai, além das empresas brasileiras. Na ocasião, será a primeira vez que um cheff de cozinha brasileiro preparará pratos tipicamente indiano tendo como base o feijão-carioca.

Intitulada de Missão Empresarial, a meta é liderada pela Agência Brasileira de Exportação e Investimentos (APEX) e pelo IBRAFE, além de contar com o apoio do Conselho Brasileiro do Feijão e Pulses (CBFP). De acordo com Marcelo Eduardo Lüders, presidente do IBRAFE, essa variedade de feijão só é consumida e produzida em solo brasileiro, sendo que as negociações representam um feito inédito na área. “Ou achamos exportação para ele, ou o produtor brasileiro perderá muito nos próximos anos”, comenta.

Ainda segundo Lüders, os produtores brasileiros estão conseguindo melhorar o desempenho e a competitividade do alimento no exterior a medida em que vão diminuindo os custos de produção. Além disso, Egon Schaden Júnior, membro do CBFP, destaca que, atualmente, o mercado mundial está passando por uma mudança rápida, podendo destacar a nova política norte-americana de impor taxas de importação, o que acaba fazendo com que vários países do mundo comecem a se interessar pelo feijão brasileiro.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias