Bovinos de Corte

ExpoZebu terá mais uma grande exposição oficial dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho

Mais de 600 animais Nelore e Nelore Mocho participarão dos julgamentos raciais realizados durante a 85ª ExpoZebu, evento integrante do Circuito Amarelo de Exposições dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB)


Publicado em: 26/04/2019 às 08:00hs

ExpoZebu terá mais uma grande exposição oficial dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho
Foto: Crédito Luiz Felipe Santos

As avaliações acontecerão entre os dias 28 de abril e 4 de maio, no Parque Fernando Costa, em Uberaba (MG).

“A ExpoZebu é uma das maiores exposições da pecuária brasileira e um termômetro para avaliarmos a evolução da genética do Nelore no país. A raça tem papel preponderante para a pecuária nacional. Nelore é a carne do Brasil”, destaca o presidente da ACNB, Dr. Nabih Amin El Aouar.

Os julgamentos do Nelore serão responsabilidade de Fábio Eduardo Ferreira e do Nelore Mocho, de Marcelo de Toledo. A ExpoZebu é promovida pela Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

“Essa exposição é um dos ápices da pecuária nacional, assim como a Expoinel, realizada anualmente pela ACNB e que também costuma reunir um grande número de animais em Uberaba. Participar desses eventos já é uma conquista para os criadores. Alcançar uma boa colocação em um dos campeonatos, então, representa a consagração dos projetos pecuários, que entram para a história da raça e da atividade no Brasil”, afirma Beto Mendes, presidente da Associação Mineira dos Criadores de Nelore (AMCN).

Nelore Natural

Além do acompanhamento dos julgamentos e da promoção dos Rankings Nacionais Nelore e Nelore Mocho, durante a exposição, a ACNB dará continuidade a ações em prol da valorização da carne Nelore. Os diretores e técnicos da entidade receberão os visitantes no estande localizado em frente à pista de julgamentos, próximo às arquibancadas, onde apresentarão o trabalho da associação e os motivos pelos quais os criadores devem se associar.

Como já é tradição, o local é também ponto de encontro dos neloristas de todo o país, e do exterior, que visitam a exposição. Por isso, destaque especial será dado ao Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN).

“Estaremos à disposição para apresentar aos visitantes os termos de parceria com a Friboi para a operação do PQNN, que está disponível em 36 unidades do grupo frigorífico, em 10 estados do país. O ‘Protocolo Nelore Natural Friboi’ oferece aos associados da ACNB premiações de até R$ 10,50 por arroba, de acordo com as características de carcaças dos animais, e habilitação da propriedade. O ponto de partida para a conquista das maiores premiações com certeza é a genética dos animais, por isso, faz todo sentido destacarmos esta parceria e falarmos de qualidade de carne em um ambiente que reúne grande selecionadores da raça”, reforça Dr. Nabih Amin El Aouar.

O Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) foi lançado em 2001 e está em funcionamento desde então, com o propósito de oferecer ao mercado um produto diferenciado por padronização e origem conhecida. Atualmente, mais de 500 produtores participam do programa, e, somente no ano passado, forneceram 380 mil animais para a produção de carne com qualidade superior.

Fonte: Texto Assessoria

◄ Leia outras notícias