Pesquisas

Estudo mostra redução de microrganismos indesejáveis no milho para ração animal tratado com Lupro-Grain

A aplicação da solução da BASF mostrou uma redução do nível de pH e da carga fúngica dos grãos de milho estudados


Publicado em: 19/10/2018 às 08:00hs

Estudo mostra redução de microrganismos indesejáveis no milho para ração animal tratado com Lupro-Grain

Um estudo realizado em conjunto pelo Instituto Nacional de Tecnologia Agrícola (INTA) e a BASF, empresa líder em inovação para nutrição animal, demonstrou uma expressiva redução na quantidade de microrganismos indesejados a partir da aplicação da formulação de ácido propiônico, Lupro-Grain®, em grãos com maior umidade destinados para a ração animal. A aplicação da solução da BASF mostrou uma redução do nível de pH e da carga fúngica dos grãos de milho estudados.

O objetivo do estudo, iniciado pelo INTA em 2016, foi avaliar o efeito de Lupro-Grain® e da condição de armazenamento (hermético e não-hermético) na preservação da qualidade do milho armazenado com maior umidade (>18%). O material ficou armazenado por 180 dias, sendo coletadas amostras a cada 60 dias.

Os resultados do estudo mostram que uma dose de 0,2% (p/p) de ácido propiônico, homogeneamente distribuída sobre o grão, é suficiente para preservar o milho úmido (18% de umidade) sem deterioração por fungos por um período de pelo menos seis meses. Os resultados foram similares tanto para as condições herméticas, como aquelas encontradas em sacos silo bem montados e mantidos, bem como para condições não herméticas, como aquelas que podem ser encontradas em silos abertos ou em sacos silo com rupturas ou mal fechados.

“Este estudo traz uma grande contribuição para a pesquisa do armazenamento de milho para consumo animal, já que, muitas vezes se faz necessário o armazenamento do grão por longos períodos de tempo em diferentes condições”, destaca Nicolás Martínez, Gerente Técnico Regional da BASF Nutrição Animal. “Pelo fato dessa hermeticidade ser um fator variável, fungos e insetos podem reproduzir-se e deteriorar o grão. Neste cenário, a aplicação de produtos fungicidas/fungistáticos específicos, formulados com base no ácido propiônico, permitem que o tempo de armazenamento seguro de grãos armazenados úmidos seja estendido", acrescenta.

O Lupro-Grain® é uma formulação específica de ácido propiônico tamponado desenvolvido pela BASF que possui amplo efeito antimicrobiano contra fungos, leveduras e bactérias, controlando a reprodução desses microrganismos. O produto atua como conservante natural de matérias-primas como milho, trigo ou subprodutos da indústria, a preservação de forragens conservadas como silagem e fenos sem deixar vestígios de resíduos, pois o animal aproveita-os como fonte de energia e os metaboliza completamente.

Fonte: Maquina Cohn&Wolfe

◄ Leia outras notícias