T. da Informação

Esalq/IFSP vence Vacathon, maratona de ideias do movimento Ideas For Milk, da Embrapa Gado de Leite

Milcup, caneca que analisa a ocorrência de mastite na propriedade, em tempo real, criada pela equipe da ESALP/IFSP, de Piracicaba (SP), foi a 1ª colocada no Vacathon, maratona de ideias criativas para a cadeia do leite do movimento Ideas For Milk


Publicado em: 08/11/2019 às 14:00hs

Esalq/IFSP vence Vacathon, maratona de ideias do movimento Ideas For Milk, da Embrapa Gado de Leite

O Vacathon foi realizado na sede da Embrapa Gado de Leite, em Juiz de Fora (MG) entre 28 de outubro e 1º de novembro. Participaram 20 equipes, representando 25 instituições de ensino de nove estados.

A 2ª colocação no Vacathon foi do Instituto Federal Sudeste – campus de Juiz de Fora, que apresentou a solução Eletromilk, sistema de eficiência energética, com foco na economia de energia elétrica, produção sustentável e qualidade do leite.

A 3ª colocação foi da Universidade Estadual de Goiás, com o Nutrimilk, solução que otimiza o uso de concentrados para a alimentação de vacas leiteiras em pequenas e médias propriedades rurais.

O Vacathon é a segunda etapa do movimento Ideas For Milk. A primeira fase da iniciativa foi a Caravana 4.0, que envolveu visita dos pesquisadores da Embrapa Gado de Leite a 52 instituições de ensino espalhadas pelo Brasil para motivar os jovens talentos a desenvolverem ideias criativas para a cadeia do leite. Durante o Vacathon, os estudantes visitaram laticínio e fazenda experimental da Embrapa para conhecer de perto os diversos segmentos da produção e industrialização do leite. Pesquisadores da Embrapa e mentores motivaram os jovens a desenvolver alternativas para diversos desafios da cadeia produtiva.

Segundo Paulo do Carmo Martins, chefe-geral da Embrapa Gado de Leite, os trabalhos dos estudantes ficam cada mais criativos e próximos da realidade da pecuária de leite nacional. As propostas do Vacathon envolveram, entre outros temas, seleção de mão-de-obra, nutrição, qualidade do leite e mastite, comércio de produtos lácteos, gestão do negócio e várias outras ideias.

A próxima etapa do movimento Ideas For Milk é a realização do Desafio de Startups, no dia 22 de novembro, no Cubo, em São Paulo. Inscreveram-se mais de 70 propostas inovadoras para a cadeia do leite. Uma banca de especialistas selecionará as melhores e/ou melhor formatadas e viáveis economicamente.

Instituições parceiras – O Ideas for Milk é realizado pela Embrapa Gado de Leite em parceria com Agripoint, BovControl, Carrusca Innovation, Kick, Qranio e Texto Comunicação. Tem correalização do Sebrae e conta com o patrocínio das seguintes instituições: Alta Genetics, Bayer Saúde Animal, Belgo Arames, Ceitec, CRMV/MG, FAEG/Senar-GO, Faemg/Inaes, MSD Saúde Animal, Nestlé, Senar-RN, Silemg, Sistema OCB, Start Química, Tortuga/DSM, Tim, Viva Lácteos e Vivare. Também são parceiros da iniciativa Cisco, Danone, IBM e Microsoft

Soluções apresentadas no Vacathon 2019

Equipe-Solução

• Cefet (Leopoldina-MG) - Leitech: Automatiza volume e temperatura do leite durante a coleta.
• CES-JF (Juiz de Fora-MG) - Brisa: Sistema para monitorar a temperatura da vaca, evitando estresse térmico.
• Esalq/USP e IF São Paulo (Piracicaba-SP) - Milcup: Caneca que faz análise da mastite na propriedade, em tempo real.
• IF Sudeste campus Juiz de Fora (MG) - Eletromilk: Sistema otimiza a engenharia de processos das propriedades para fins de economia de energia elétrica, sustentabilidade e maior qualidade do leite.
• IF Sudeste campus Rio Pomba (MG) - Pra+: Plataforma integrada que ajuda processo da escolha da cultivar adequada ao rebanho.
• IF Sul de Minas (Muzambinho-MG) - Cow Service: App que conecta produtores rurais a profissionais do agronegócio. Voltado para solucionar problemas relacionados à mão de obra.
• Instituto Cândido Tostes/Epamig e IF Juiz de Fora (MG) - UaiPiquete: Sistema que dimensiona e calcula quanto cada piquete fornece para cada animal e por quanto tempo.
• Parque Tecnológico de Chapecó, Unochapecó, UFFS, UCEFF e Senai/SC - Legado do Queijo: Portal de e-commerce que conecta vendedores de queijo artesanal aos produtores de todo país.
• PUC Minas campus Belo Horizonte (MG) - Muu Bank: Primeiro banco digital da cadeia do leite. Ele trabalha por meio de uma criptomoeda que equivale ao valor real do leite. 1 bitmuu é equivalente a 1 litro de leite.
• PUC Minas campus Betim (MG) - UaiX: Marketplace inteligente que permite aos produtores de queijos expor seus produtos.
• UEG (Goiânia-GO) - Nutrimilk: App que otimiza o uso de concentrado em rebanhos de pequenas e médias propriedades.
• UFERSA (Mossoró-RN) - Cownecta: Rede social que integra pesquisadores, produtores e indústrias. Promove troca de informações de maneira setorizada e organizada.
• UFES (Alegre-ES) - Geocompost: App que reúne pecuaristas interessados em trocar informações sobre compost barn.
• UFJF (Juiz de Fora-MG) - Nutrilac: App que oferece informações básicas para melhorar a nutrição do rebanho e oferecer bem-estar aos animais.
• UFLA (Lavras-MG) - Cownect: App que conecta produtores aos profissionais da área rural, facilitando a contratação.
• UFMG (Belo Horizonte-MG) - Deleite: App para o monitoramento sanitário do rebanho.
• UFRJ (Rio de Janeiro-RJ) - Mammatus: Plataforma em nuvem que conecta produtores e laticínios.
• UFRPE (Recife-PE) - Pastejo Inteligente: App que, por meio de informações via satélite e enviadas pelos produtores, otimiza o manejo do pasto.
• UFSM (Santa Maria-RS) - Zeitt: Dispositivo portátil que faz análise da qualidade do leite na propriedade.
• UFV (Viçosa-MG) - Nutri Solver: Protótipo automatizado que verifica a qualidade da dieta do rebanho.

Fonte: Texto Comunicação

◄ Leia outras notícias