Meio Ambiente

Empresa lança iniciativa de sequestro de carbono

“Em abril, o dióxido de carbono na atmosfera atingiu uma alta de 800.000 anos”


Publicado em: 17/06/2019 às 13:20hs

Empresa lança iniciativa de sequestro de carbono

A empresa Indigo Ag está lançando o The Terraton Initiative, um esforço para sequestrar nos solos 1 trilhão de toneladas de dióxido de carbono da atmosfera. O plano irá pagar aos agricultores US$ 15 a US$ 20 por tonelada de carbono usando ferramentas como plantio direto e culturas de cobertura.

Os pagamentos podem atingir entre US $ 30 e US $ 60 por acre, com a quantidade real dependendo do tipo de solo e do clima da região, diz David Perry, diretor executivo da Indigo Ag. “Em abril, o dióxido de carbono na atmosfera atingiu uma alta de 800.000 anos”, diz Perry.

Atualmente, existem 415 partes por milhão (ppm) de dióxido de carbono na atmosfera. Cerca de 280 ppm estavam presentes no ambiente pré-industrial. Isso se traduz em 135 ppm de dióxido de carbono que não estava na atmosfera há 250 anos. O dióxido de carbono atmosférico é um fator que alimenta as mudanças climáticas que provocam mudanças extremas do clima.

Perry diz que os solos cultivados de maneira regenerativa podem ajudar a sequestrar esse dióxido de carbono. “Antes da terra ser cultivada para plantações com mais de 3,6 bilhões de acres, os solos continham, em média, 3% de carbono. Agora, essa média é de 1%”, diz Perry. “Se pegarmos cada hectare cultivado na Terra e aumentarmos o carbono de 1% para 3%, isso também significa 1 trilhão de toneladas de dióxido de carbono. O tamanho da solução potencial é equivalente ao tamanho do problema”, conclui.

Fonte: Agrolink

◄ Leia outras notícias