Aquicultura e Pesca

Embrapa divulga resultados em aquicultura durante evento do setor

A tilápia é um dos peixes que terão trabalhos apresentados no Aquishow Brasil deste ano


Publicado em: 16/05/2019 às 15:00hs

Embrapa divulga resultados em aquicultura durante evento do setor

A Embrapa apresentará diversos resultados no Aquishow Brasil 2019, que acontece de 14 a 17 de maio em Santa Fé do Sul-SP, importante polo produtivo de tilápia no Brasil. Considerado um encontro tanto para se fazer negócios como para se socializar conhecimentos em aquicultura, o evento é realizado há 10 anos.

O sistema de bioflocos para produção de tilápia será apresentado por Hamilton Hisano, da Embrapa Meio Ambiente (Jaguariúna-SP). É uma tecnologia sustentável para produção de juvenis, o que pode trazer várias vantagens como aumento da produtividade e produção com troca mínima de água, melhoria na qualidade da água e redução dos custos com alimentação, uma vez que a tilápia nos estágios iniciais possui boa capacidade de aproveitamento do alimento natural.

Duas soluções em tecnologia da informação também serão mostradas pela Embrapa Meio Ambiente. O Agrotag é um aplicativo projetado para a coleta de dados e informações das propriedades que, uma vez processados na base de operações, retornam aos diversos atores da cadeia produtiva ou interessados em agricultura de baixo carbono em forma de informações estratégicas diretamente nos celulares ou tablets.

Já o Aquisys é um motivador às práticas de inclusão digital promovidas em áreas de piscicultura e um incentivador ao conhecimento e uso de Boas Práticas de Manejo e Gestão Ambiental na propriedade. Desenvolvido por Maria Conceição Pessoa, Célia Scorvo (Apta), Marcos Losekann, Mariana Moura e Silva, Carlos Alberto da Silva (Embrapa Tabuleiros Costeiros), Hamilton Hisano, João Scorvo Filho (Apta) e Luís Antonio Inoue (Embrapa Agropecuária Oeste), é disponibilizado desde 2015 para acesso gratuito.

A Embrapa Meio Ambiente divulgará ainda duas publicações: o livro Monitoramento ambiental da aquicultura em águas da União - subsídios para a proposição de um plano nacional, que tem como editores técnicos Fernanda Sampaio, Consuelo Silva, Luciene Mignani, Ana Paula Packer e Celso Manzatto; e o Portfólio de resultados do monitoramento ambiental da aquicultura em águas da União - estratégias de monitoramento ambiental da aquicultura.

Outra Unidade da Embrapa que estará presente no Aquishow 2019 é a Pesca e Aquicultura (Palmas-TO). O BRS Aqua, atualmente o maior projeto da Embrapa, é um dos que será apresentado. Financiado em grande parte pelo Fundo Tecnológico (Funtec) do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), conta também com recursos financeiros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), que estão sendo executados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e da própria Embrapa.

Considerado um projeto estruturante, o BRS Aqua vai possibilitar melhorias nas estruturas físicas em diferentes Unidades da Embrapa onde são realizadas pesquisas em aquicultura. O projeto está dividido em oito grandes temáticas: germoplasma; sanidade; nutrição; tecnologia do pescado; manejo e gestão ambiental; economia; gestão; e transferência de tecnologia. São 22 Unidades e 270 empregados da Embrapa, além de mais de 60 parceiros, tanto públicos como privados. São quatro as espécies trabalhadas: tilápia; tambaqui; camarão marinho; e bijupirá. A líder do projeto, Lícia Lundstedt, estará no Aquishow 2019.

Dois livros sobre tilápia, atualmente o peixe mais cultivado no país, também serão divulgados no evento. São eles: Dimensão socioeconômica da tilapicultura no Brasil e Diagnóstico da cadeia de valor da tilapicultura no Brasil. Outros livros que serão mostrados tratam do pirarucu: Manejo de plantel de reprodutores de pirarucu e Alevinagem, recria e engorda de pirarucu. Serão divulgados ainda dois trabalhos com uso de água no processamento de peixes: um específico de filé de tilápia; e outro de peixes redondos e surubim. Da Pesquisa da Embrapa Pesca e Aquicultura, também estarão no evento Viviane Verdolin, Lucas Torati, Leandro Kanamaru e Patrícia Maciel.

Prêmio – No segundo dia do Aquishow 2019, serão conhecidos os cinco vencedores do Prêmio Inovação Aquícola. Das cinco categorias, a Embrapa está concorrendo em duas: em “Academia” com trabalho sobre pirarucu; e em “Políticas institucionais” com a versão 1.3 do Aquisys. Confira notícia neste link.

Fonte: Embrapa Pesca e Aquicultura

◄ Leia outras notícias