Gestão

Em reunião com deputados mineiros, Assuvap apresenta os gargalos do setor

Outras duas reuniões serão realizadas para discutir as principais demandas da suinocultura do Vale do Piranga


Publicado em: 15/05/2019 às 15:40hs

Em reunião com deputados mineiros, Assuvap apresenta os gargalos do setor

Representantes da Assuvap se reuniram com o presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico, o deputado estadual Thiago Cota (MDB), e com o vice-presidente, o deputado Glaycon Franco (PV), para apresentar as principais demandas da suinocultura do Vale do Piranga e compreender o recente projeto que pretende constituir, em Ponte Nova/MG e região, o Polo Mineiro de Incentivo à Suinocultura (PMIS). A reunião aconteceu na última terça-feira (7/5), na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em Belo Horizonte/MG.

O autor do PMIS, Thiago Cota, explicou para a equipe da associação (composta pela diretora técnica e de meio ambiente, Patrícia Morari, a gestora executiva, Paula Gomides, e o consultor da M&P Engenharia, Luís Alberto) que a consolidação do Arranjo Produtivo Local (APL) – por meio do PMIS no Vale do Piranga – traria um conjunto de fatores econômicos, políticos e sociais que desenvolveriam atividades econômicas correlatas e atribuiriam maior visibilidade à atividade.

Glaycon Franco defendeu que a região entraria para o mapa nacional das APLs, o que proporcionaria vantagens adjacentes para os suinocultores que atuam na região, como linha de crédito especial e ganho em representatividade e força política para atender aos gargalos do setor.

Patrícia Morari afirmou que vê com bons olhos a consolidação da APL no Vale do Piranga, pois a suinocultura ganharia maior representatividade junto à Comissão de Desenvolvimento Econômico, uma vez que, para se alcançar a produtividade sustentável, “desenvolvimento econômico e ambiental devem caminhar lado a lado”, disse.

Na oportunidade, os representantes da Assuvap também apresentaram as demandas burocráticas enfrentadas pela suinocultura, em âmbito local, que dificultam, por exemplo, a ampliação dos empreendimentos e a geração de mais empregos.

Nos próximos dias, serão realizadas outras duas reuniões com assessores dos deputados para que os mandatários tomem conhecimento das necessidades da suinocultura do Vale do Piranga e que seja possível, assim, a elaboração de estratégias para solucionar os problemas com eficiência. Também serão retomadas as discussões sobre a criação do Polo Mineiro de Incentivo à Suinocultura.

O presidente da Assuvap, Fernando Araújo, avalia que as reuniões atendem ao desígnio da associação de defender a classe, diante do processo de mudança no cenário político do país. “Dentre as demandas que estarão sempre em nossa pauta, está a defesa do setor, como gerador de empregos numa região com índice de desenvolvimento humano baixo”, diz Araújo, completando que a busca por crédito para investimento é salutar para a suinocultura e é uma garantia para o desenvolvimento sustentável. “Neste contexto, as parcerias públicas/privadas são essenciais para o nosso crescimento”, conclui o presidente.

Fonte: Assuvap

◄ Leia outras notícias