Capacitação

Divulgado edital de seleção para o programa de Residência em Medicina Veterinária

O Programa é de tempo integral e de dedicação exclusiva. A duração do curso é de dois anos e possui uma carga horária semanal de 60h


Publicado em: 15/10/2018 às 08:20hs

Divulgado edital de seleção para o programa de Residência em Medicina Veterinária

O Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da UFMG divulgou, no dia 3 de outubro, o edital do processo de seleção para novos residentes para 2019. Ao todo, foram abertas 29 vagas em diferentes áreas de concentração. Os interessados deverão se inscrever online, entre os dias 5 de outubro e 5 de novembro de 2018, pelo link.

Sobre o programa

Para ingressar no Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da UFMG é preciso que o candidato seja graduado em Medicina Veterinária e aprovado no processo seletivo promovido pela Coordenação do Curso e Comissão de Residência Multiprofissional (COREMU). O Programa é de tempo integral e de dedicação exclusiva. A duração do curso é de dois anos e possui uma carga horária semanal de 60h. O candidato selecionado receberá mensalmente, durante os dois anos de residência, uma bolsa de R$ 3.330,43. As práticas dos residentes serão realizadas no Hospital Veterinário da UFMG, Escola de Veterinária da UFMG, na Fazenda Experimental Professor Hélio Barbosa e na Gerência de Controle de Zoonose/ SMSA.

Inscrições

Para se inscrever o candidato deverá preencher o “Requerimento de Inscrição”, fazendo opção por apenas uma área de concentração. O requerimento está disponível no link. O candidato deverá efetuar sua inscrição conforme os procedimentos estabelecidos no edital da Residência. A confirmação da inscrição será divulgada no site da Escola(https://vet.ufmg.br/), até o dia 12 de novembro de 2018. Confira abaixo o número de vagas disponíveis para as seguintes áreas de concentração:

O edital divulgado deixa claro que não será devolvida, em nenhuma hipótese, a taxa de inscrição. O candidato que quiser mudar de área de concentração, só poderá fazê-lo com anulação da inscrição prévia e pagamento de nova taxa, dentro da data limite das inscrições.

Além disso, a secretaria do Programa deixa claro que não serão admitidas inscrições feitas por fax, via postal, correio eletrônico ou outro meio que não seja os estabelecidos no Edital.

Taxa de Isenção

Os interessados em participar da seleção poderão solicitar isenção da taxa de inscrição declarando estar inscrito no CadÚnico e ser obrigatoriamente graduada em uma instituição de ensino superior pública ou beneficiário de bolsa integral de estudo oficial.Tal solicitação deverá ser encaminhada à secretaria do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da UFMG até o dia 23 de outubro de 2018, no endereço Av. Antonio Carlos 6627—Caixa Postal 567- Cep 31270-901- Belo Horizonte-MG, via SEDEX ou correspondência registrada com aviso de recebimento (AR).

A resposta da solicitação de isenção da taxa de Inscrição será comunicada ao candidato pelo e-mail fornecido no ato do preenchimento da referida solicitação, até o dia 26 de outubro de 2018.

Necessidades especiais

O candidato com necessidades educacionais especiais, que utilize prótese metálica, prótese auditiva, marca-passo, ou ainda que, por intercorrência grave de saúde, que necessite de condições especiais para fazer a prova, deverá obrigatoriamente fazer uma solicitação por escrito da condição adequada e entregá-la a secretaria do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da UFMG até o dia 30 de outubro de 2018, pessoalmente ou pelo e-mail: residenciavet@gmail.com. Deverá ainda entregar ou enviar, por SEDEX ou correspondência registrada com AR, até a data referida, laudo médico comprovando a necessidade especial.

Processo seletivo

O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira etapa composta por prova de conhecimentos gerais em Medicina Veterinária (específica para a área de concentração escolhida por cada candidato) e Saúde Pública enquanto a segunda etapa será composta por uma prova teórico-prática e análise curricular.

A primeira etapa da seleção será de caráter eliminatório e será realizada por meio de uma prova que ocorrerá no dia 25 de novembro, das 08h às 11h30, no Departamento de Clínicas e Cirurgias Veterinárias (DCCV) da Escola. A prova será fechada com 25 questões de múltiplas escolhas tendo cada uma o valor de 2 pontos. Das 25 questões, 8 abordarão temas de Saúde Pública, sendo comuns para todas as áreas de concentração e as outras 17 abordarão conhecimentos sobre a área de concentração específica escolhida pelo candidato. O conteúdo programático, a bibliografia da prova escrita e mais informações específicas sobre requisitos para a realização do exame constam no Edital.

A segunda etapa do processo seletivo será classificatória constituída de uma prova teórico-prática (70 pontos) e exame do Curriculum vitae (30 pontos). A prova teórico-prática avaliará os conhecimentos do candidato nas mesmas áreas da prova específica na primeira etapa. A prova será realizada nos dias 3 e 4 de dezembro, a partir das 8h, tendo os candidatos, classificados na primeira fase, terem que comparecer no auditório do DCCV da Escola de Veterinária com 30 minutos de antecedência. Um sorteio definirá quais candidatos realizarão a prova teórico-prática no dia 3 ou 4 de dezembro. O conteúdo programático, a bibliografia da prova (para cada área de concentração) e mais informações a respeito da segunda etapa estão dispostas no Edital.

O resultado final do processo será divulgado no site da Escola no dia 14 de dezembro.

Matrícula

Os candidatos aprovados na seleção deverão comparecer à secretaria do Programa, no dia 18 de fevereiro de 2019, para realização da matrícula e tomarem ciência das providências necessárias para inserção na Residência Integrada em Medicina Veterinária. Ao efetivar sua matrícula no Programa, o candidato estará, automaticamente e em caráter irrevogável, renunciando ao direito de integrar outro Programa de Residência em que eventualmente tenha sido aprovado. Em caso de desistência serão divulgadas, no dia 19 de fevereiro de 2019, listas de convocação de excedentes via internet no site da Escola seguindo a ordem decrescente de classificação de cada programa.

Após o dia 20 de fevereiro, em caso de desistência, as convocações serão feitas, por meio de comunicação via e-mail, telegrama ou Fax, sempre com prazo de 2 (dois) dias úteis para os candidatos se apresentarem. Os contatos serão dirigidos ao endereço e telefones constantes na ficha de inscrição, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a exatidão desses dados, assim como a atualização dos mesmos junto à Secretaria do Programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da Escola de Veterinária da UFMG, após as inscrições.

Caso haja desistência de algum candidato, mesmo que já tenha se iniciado o Programa, poderá ser convocado o próximo candidato obedecendo a ordem de classificação, no período máximo de 30 dias após o início do programa.

Os residentes iniciaram suas atividades no dia 1 de março de 2019. Os profissionais matriculados no programa de Residência Integrada em Medicina Veterinária da Escola de Veterinária terão até 1 de março,obrigatoriamente, para apresentar junto à Coordenação do Curso o registro profissional do Conselho Regional em Medicina Veterinária (CRMV-MG). Só o resultado final da seleção confere direito ao candidato a efetuar a matrícula. Os documentos exigidos para a efetivação da matrícula se encontram dispostos no Edital.

Para mais informações, acesse o edital.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Escola de Veterinária da UFMG

◄ Leia outras notícias