Mercado Florestal

Destaques da silvicultura e extração vegetal em Minas Gerais em 2018

Minas Gerais foi o estado com maior Valor Bruto da produção da silvicultura e extração vegetal do país em 2018, atingindo R$ 4,7 bilhões, superando o estado do Paraná (R$3,6 bi)


Publicado em: 25/09/2019 às 10:00hs

Destaques da silvicultura e extração vegetal em Minas Gerais em 2018

Entre os dez municípios com maior valor bruto da produção da silvicultura, quatro estão em Minas Gerais: João Pinheiro (3º); Itamarandiba (5º), Curvelo (8º) e Três Marias (9º). Os dados são da pesquisa da Produção da Extração Vegetal e da Silvicultura (PEVS) 2018.

O principal produto do Estado é o carvão vegetal (representa mais de 73% do total do valor da produção de todos os produtos florestais de Minas Gerais), sendo que a produção mineira de carvão correspondeu a quase 80% do total nacional. Se considerarmos apenas o carvão proveniente da silvicultura, esse número ultrapassou 84%.

A indústria da siderurgia no Estado aumentou muito a demanda desse produto nos anos de 2017 e 2018, o que gerou acréscimo tanto na quantidade produzida quanto no preço, resultando nesse aumento considerável no valor da produção. Os produtos de destaque em Minas Gerais estão listados na tabela.

Entre os maiores municípios produtores de carvão vegetal da silvicultura, os nove primeiros estão em Minas Gerais. São eles: João Pinheiro, Itamarandiba, Três Marias, Lassance, Carbonita, Buritizeiro, Turmalina, Curvelo e Ólhos D’Água, nessa ordem.